• Carregando...

O republicano Mitt Romney lançou sua campanha para a disputa da eleição geral de novembro contra o presidente Barack Obama, depois de vencer mais cinco eleições primárias na terça-feira nos EUA. "Uma América melhor começa nesta noite", declarou ele em New Hampshire, acusando o rival democrata de descumprir promessas e de ser um líder fraco.

"O que temos a mostrar em três anos do presidente Obama?", indagou Romney durante um discurso no Estado de New Hampshire. "É mais fácil pagar as contas no fim do mês? É mais fácil vender sua casa ou comprar uma nova? Você economizou o que precisava para a aposentadoria? Vocês estão ganhando um salário melhor?", perguntou Romney, ex-executivo financeiro que enfatiza as questões econômicas em sua campanha.

Para Romney, o governo Obama levou a uma "diminuição das esperanças e sonhos", e deixou as pessoas "doloridas". Sabemos que algo está errado, terrivelmente errado com a direção do país (...). Na América que eu vejo, caráter e escolhas importam. E educação, trabalho árduo e viver dentro dos seus meios são coisas valorizadas e recompensadas."

Romney conseguiu vitórias expressivas em cinco Estados do norte (Connecticut, Delaware, Nova York, Pensilvânia e Rhode Island) que tinham um total de 231 delegados. Antes da terça-feira Romney somava 695 delegados.

Ele precisa chegar a 1.144 para confirmar a indicação republicana na convenção partidária de agosto, mas na prática já é tratado como candidato do partido desde 10 de abril, quando seu principal rival interno, Rick Santorum, desistiu da disputa.

No entanto, o discurso de New Hampshire, tratando da eleição geral, foi o primeiro em que ele assumiu a condição de virtual indicado do partido para enfrentar Obama.

"Após 43 primárias e caucus (assembleias eleitorais), muitos longos dias e mais do que umas poucas longas noites, posso dizer com confiança e gratidão que vocês me deram uma grande honra e uma solene responsabilidade", disse Romney.

GINGRICH

As primárias de terça-feira podem levar à desistência de mais um pré-candidato ainda na disputa, o ex-deputado Newt Gingrich, que havia prometido reavaliar sua candidatura caso não vencesse a primária de Delaware, onde fez intensa campanha nas últimas semanas.

Romney venceu Gingrich por mais de 30 pontos percentuais nesse Estado, levando os 17 delegados. Em discurso após a votação, no entanto, Gingrich disse que manterá sua agenda nesta semana.

O ex-presidente da Câmara venceu até agora apenas duas eleições primárias - Carolina do Sul e Geórgia -, e sua campanha está endividada, mas ele continua na disputa para pressionar Romney a respeito de questões conservadoras.

O outro pré-candidato ainda na disputa, o libertário deputado texano Ron Paul, repetiu na segunda-feira que não desistirá da pré-candidatura mesmo depois que Romney conquistar matematicamente a indicação.

Para Romney, a principal tarefa agora é conquistar a adesão do eleitorado republicano mais conservador, que o vê com desconfiança por causa de posições liberais adotadas na época em que o político era governador de Massachusetts.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]