• Carregando...
Apoiadores de Mitt Romney aguardam para serem fotografados ao lado do pré-candidato em Rochester, em New Hampshire | Brian Snyder/Reuters
Apoiadores de Mitt Romney aguardam para serem fotografados ao lado do pré-candidato em Rochester, em New Hampshire| Foto: Brian Snyder/Reuters

O ex-governador de Massa­­chusetts e mais forte pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, foi atacado por seus rivais e companheiros de partido durante um debate realizado no estado de New Hampshire e televisionado pela NBC, na noite do último sá­­bado.

Primeiro, o ex-presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, Newt Gingrich, também pré-candidato republicano, disse que a alegação de Rom­­ney de que não é um político de carreira é "pura bobagem". Em outra frente, o ex-senador da Pen­­silvânia, Rick Santorum, acusou Romney de não ter capacidade para perpetuar os valores do Par­­tido Republicano.

Ele perguntou ainda por que Romney não havia tentado se reeleger como governador de Mas­­sachusetts após seu primeiro man­­dato. Momentos depois, Gingrich reclamou que Romney usou mais tempo do que deveria para responder.

Defesa

Por sua vez, Romney não ficou apenas na defensiva. Comentou que o ex-governador de Utah, Jon Huntsman, outro pré-candidato republicano, não está apto a concorrer com Obama porque trabalhou para o democrata como embaixador na China. Huntsman rebateu. "Só quero lembrar às pessoas de New Hampshire e dos EUA que ele me criticou enquanto estava arrecadando dinheiro porque servi ao meu país na China sob o comando de um democrata, assim como meus dois filhos estão fazendo na Marinha. Eles não estão questionando a filiação política do presidente."

Romney venceu a disputa em Iowa por oito votos de diferença em relação a Santorum. O deputado Ron Paul, do Texas, ficou em terceiro lugar. A deputada Mi­­che­­le Bachmann, que conseguiu a sexta colocação, desistiu da corrida. O governador do Texas, Rick Per­­ry, também teve um desempenho fraco em Iowa, mas continuou em campanha.

Estratégia

Os pré-candidatos republicanos, defensores de políticas mais conservadoras, pretendem diminuir a vantagem de Romney antes da disputa seguir para o sul dos EUA, de caráter mais tradicionalista.

Amanhã, os republicanos de New Hampshire votam no candidato do partido que concorrerá na eleição contra o atual presidente, o democrata Barack Obama, em novembro. Pesquisas indicam que Romney é favorito no estado.

A questão de qual republicano é mais forte para concorrer com Obama tornou-se central na disputa interna do partido. O atual presidente norte-americano está vulnerável na busca por seu se­­gundo mandato devido à dificuldade em reerguer a economia do país e ao desemprego elevado.

Após a primária em New Hamp­­shire, a briga republicana passará para a Carolina do Sul. A disputa continuará até junho por meio de prévias estaduais e em agosto, durante a convenção nacional do Partido Republicano, na Flórida, o nome do candidato oficial do partido será divulgado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]