• Carregando...
Grupo de mulheres protesta contra “onda de comentários sexistas” que surgiu após a prisão de Strauss-Kahn | Bertrand Langlois/AFP
Grupo de mulheres protesta contra “onda de comentários sexistas” que surgiu após a prisão de Strauss-Kahn| Foto: Bertrand Langlois/AFP

Ministra de Finanças francesa ganha força na disputa sucessória

O Fundo Monetário Inter­na­­cional (FMI) abriu ontem, oficialmente, a corrida para definir quem vai ocupar a diretoria-geral. A ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, de 55 anos, saiu na frente, com a falta de articulação dos países emergentes para indicar um nome forte para a disputa.

Leia a matéria completa

E-mail

Strauss-Kahn afirma que acusações são "pesadelo"

O ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) Dominique Strauss-Kahn disse a colegas que as acusações de agressão sexual contra ele são "um pesadelo pessoal" e insistiu que ele será inocentado. Num e-mail datado em 22 de maio e enviado a funcionários do FMI ao redor do mundo, Strauss-Kahn expressou "profunda tristeza e frustração" por ter sido obrigado a renunciar a sua posição na instituição para enfrentar as acusações.

"Eu nego veementemente as possíveis alegações que eu enfrento agora. Eu estou confiante de que a verdade vai aparecer e eu serei inocentado", escreveu Strauss-Kahn. "Entretanto, não posso aceitar que o Fundo e vocês, queridos colegas, tenham, de alguma forma, que partilhar o meu pesadelo pessoal. Então, eu tive de partir."

Strauss-Kahn foi preso no dia 14 de maio no Aeroporto John F. Kennedy International, em Nova York, após uma camareira do luxuoso hotel Sofitel, localizado na Times Square, acusar o político francês de tê-la atacado e tentado violentá-la algumas horas antes.

O ex-diretor foi libertado após pagar fiança, mas está sob prisão domiciliar em um apartamento em Manhattan. (AE)

Investigadores encontraram mos­­tras do DNA de Dominique Strauss-Kahn na roupa da camareira que acusa o ex-diretor-geral do Fundo Monetário Interna­cional (FMI) de tentativa de estupro, se­­gundo as redes de tevê norte-americanas NBC e ABC. As informações não foram, porém, confirmadas pela polícia nem pela Promotoria.

Segundo a emissora NBC, foi achado sêmen do francês no colarinho da roupa da empregada do hotel em Nova York, onde ele ha­­via se hospedado dos dias 13 a 14 deste mês. Os resultados dos exames de DNA efetuados em Strauss-Kahn, em sua suposta vítima e na suíte do hotel Sofitel de Nova York, on­­de teria ocorrido o abuso sexual, eram aguardados para o início desta semana.

Uma porta-voz do tribunal, Erin Duggan, havia declarado ontem de manhã que nada seria comunicado antes do processo, e repetiu a mesma posição à tarde. Os exames devem confirmar se houve ato sexual, mas a prova de violência sexual é mais difícil de ser verificada, ressaltam es­­pe­­cialistas.

Strauss-Kahn, de 62 anos, está atualmente em um apartamento no sul de Manhattan que pertence à companhia encarregada de sua estrita segurança e onde só pode ficar por alguns dias. Por enquanto, ele só é autorizado a sair por razões médicas. Quando for transferido à residência "definitiva" en­­quanto durar o julgamento, Strauss-Kahn terá direito a assistir a audiências judiciais, reuniões com seus advogados, visitas ao médico e à sinagoga.

Strauss-Kahn deixou a prisão de Rikers Island em troca de condições estritas, entre elas o pagamento de uma fiança de um US$ 1 mi­­lhão em dinheiro e outros US$ 5 milhões em garantias. Ele também está usando um equipamento eletrônico para facilitar a vigia dos policiais.

Contestação

Um grupo de 679 funcionárias do FMI assinou carta ao jornal The New York Times contestando o conteúdo de texto do jornal que indicava a existência de am­­bien­­te propício a envolvimento pessoal entre chefes e subordinadas na instituição.

Na matéria, o FMI era descrito com um local com regras de combate ao assédio sexual mais flexíveis do que nos Estados Unidos e com rotina que propicia o relacionamento.

Na carta, as mulheres dizem se sentir "insultadas" e não ver "o quadro pintado" pelo jornal nor­­te-ame­­ricano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]