• Carregando...

Moscou - O presidente russo, Dmitri Med­­vedev, afirmou ontem que ratificou o novo tratado de redução de armas nucleares fechado entre o país e os Estados Unidos. O documento já foi aprovado pelas duas casas do Parlamento russo e pelo Legislativo dos Es­­tados Unidos.

O novo Start, primeiro pacto nuclear entre os ex-inimigos da Guerra Fria em 20 anos, prevê a redução de antigas ogivas em 30%, limitando para 700 o número de mísseis de longo alcance e bombardeiros pesados que cada um dos dois países pode possuir. O número de ogivas nucleares será limitado em 1.550 para cada país. Atualmente, EUA e Rússia possuem 2.200 ogivas nucleares cada um.

O tratado também irá restaurar um sistema de vigilância que foi encerrado em dezembro de 2009, quando expirou o primeiro Start, que estava em vigor desde 1990.

O líder russo disse que o tratado entrará em vigor assim que os dois lados trocarem os documentos ratificados, o que deve ocorrer em breve, segundo ele.

Mesmo com a assinatura do acordo, o ministro da Defesa da Rússia, Anatoly Serdyukov, disse que a Rússia trabalha para desenvolver seu próprio sistema de defesa antibalística, mas não en­­trou em maiores detalhes. Os EUA também se reservaram o direito de desenvolver um sistema próprio de defesa antibalística.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]