• Carregando...
Brittney Griner está presa na Rússia porque foi encontrado óleo de cannabis na sua bagagem.
Brittney Griner está presa na Rússia porque foi encontrado óleo de cannabis na sua bagagem.| Foto: EFE/EPA/YURI KOCHETKOV

A corte russa responsável pelo julgamento da atleta de basquete Brittney Griner declarou nesta quinta-feira (4) que a jogadora de basquete da WNBA cometeu crimes de porte de drogas e contrabando.

Assim, a atleta estará sujeita a uma pena de nove de anos de prisão. Brittney também terá que pagar uma multa de 1 milhão de rublos, cerca de R$85,8 mil.

Em resposta à decisão russa, o presidente americano, Joe Biden, disse que a prisão "é inaceitável". Peço que a Rússia a liberte imediatamente, para que ela possa ficar com sua esposa, seus entes queridos, amigos e suas companheiras de equipe", disse em comunicado.

Mais cedo, antes da audiência, a atleta disse que reconhecia ter cometido um erro, mas que "não conspirou, nem planejou cometer o crime" pelo qual é acusada.

Griner foi detida em fevereiro deste ano no Aeroporto Internacional Sheremetyevo, em Moscou. Na ocasião, funcionários da alfândega encontraram óleo de cannabis na bagagem da jogadora.

A defesa da americana, campeã olímpica e mundial, tinha solicitado a absolvição da atleta ou, então, a menor pena de prisão possível.

A legislação russa prevê pena de, no máximo, dez anos de prisão para o crime, portanto Griner teve quase a pena máxima prevista.

Os Estados Unidos chegaram a propor, sem sucesso, trocar a libertação da jogadora e de outro americano por um traficante de armas russo preso em território americano.


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]