• Carregando...

O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse neste sábado que o Kremlin quer que a Síria prepare eleições parlamentares e presidenciais, e que Moscou está disposta a fornecer apoio aéreo ao Exército Sírio Livre.

Os comentários de Lavrov representam uma mudança drástica na posição da Rússia e foram feitos após uma reunião em Viena, na sexta-feira, com os Estados Unidos e outros países para discutir uma solução política para a crise na Síria.

“Agentes externos não podem decidir nada para os sírios. Temos de forçá-los a apresentar um plano para o seu país, onde os interesses de cada grupo religioso, étnico e político sejam bem protegidos”, disse Lavrov à TV estatal russa.

“Está claro que eles precisam se preparar para as eleições parlamentares e presidenciais”, acrescentou.

Lavrov disse ainda sentir que outros países estão finalmente começando a entender melhor a situação na Síria, apesar da retórica contínua contra o presidente sírio, Bashar al-Assad. Segundo ele, essa mudança deu esperança a Moscou de que o processo político sírio poderá seguir em frente em um futuro previsível.

A Rússia também está pronta para fornecer apoio aéreo ao Exército Sírio Livre, disse Lavrov, se os Estados Unidos ajudarem a identificar onde está o que ele chamou de “a oposição patriótica”. Ele disse que a contínua recusa dos EUA em coordenar sua campanha aérea na Síria com Moscou é “um grande erro”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]