• Carregando...
Kim Jong-un e Vladimir Putin
Kim Jong-un, da Coreia do Norte, e Vladimir Putin, da Rússia, durante encontro no ano passado| Foto: Gabinete da Presidência da Federação Russa

O Kremlin declarou nesta quarta-feira (17) que a Coreia do Norte é um “parceiro muito importante” da Rússia e que pretende desenvolver relações com Pyongyang em todos os âmbitos, “incluindo os sensíveis”.

"Dissemos repetidamente, e estou pronto para repetir, que a Coreia do Norte é um parceiro muito importante e planejamos desenvolver relações em todos os âmbitos, incluindo os sensíveis", disse o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, em coletiva de imprensa telefônica diária.

O representante do Kremlin frisou que a reunião realizada na véspera entre o presidente russo, Vladimir Putin, e a ministra das Relações norte-coreana, Choe Son-hui, centrou-se fundamentalmente nas relações bilaterais. "A conversa foi em geral sobre relações bilaterais, sobre a situação na Península Coreana. Houve uma troca de pontos de vista sobre questões internacionais urgentes, mas a ênfase principal foi no desenvolvimento das relações bilaterais", disse.

A visita de Choe a Moscou acontece em meio a alegações de que a Coreia do Norte está fornecendo à Rússia armamentos, incluindo mísseis balísticos, que os militares russos estariam utilizando nos seus bombardeios contra a Ucrânia.

Tanto Pyongyang como Moscou negaram persistentemente que tais transferências de armas tenham ocorrido.

A Coreia do Sul estima em mais de cinco mil o número de contêineres – carregados com mísseis balísticos e seus lançadores e centenas de milhares de projéteis de artilharia – enviados à Rússia pela Coreia do Norte desde meados de 2023.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, disse nesta terça (16) à sua homóloga norte-coreana que Moscou aprecia o apoio de Pyongyang à posição da Rússia na sua campanha militar na Ucrânia. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]