• Carregando...
Rússia e EUA retomam contatos sobre controle de armamentos
Nesta foto de arquivo tirada em 10 de março de 2011, o então primeiro-ministro russo Vladimir Putin (D) aperta a mão do vice-presidente dos EUA na época, Joe Biden, durante reunião em Moscou| Foto: ALEXEY DRUZHININ / POOL / AFP

A Rússia e os Estados Unidos retomaram nesta terça-feira (31) os contatos sobre controle de armamentos. Esse diálogo foi suspenso desde o início da Guerra da Ucrânia.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, debateu com a a nova embaixadora dos EUA em Moscou, Lynne Tracy, sobre "algumas questões atuais sobre controle de armamentos". O anúncio foi feito via comunicado emitido pelo Governo da Rússia.

Rybakov admitiu nas últimas semanas que ainda não há previsão para a realização de uma comissão bilateral sobre o Tratado de Desarmamento Start III ou Novo Start, que expira em 2026.

O vice-ministro das Relações Exteriores apontou que o suporte dos Estados Unidos à Ucrânia é o principal impeditivo para a retomada desse acordo. Entre as ações realizadas está a inspeção de instalações nucleares nesses locais.

No mês de dezembro, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, pontuou que esse congelamento no diálogo entre esses países coloca em risco a estabilidade global.

"É evidente que isso poderia levar a conflitos diretos entre as potências nucleares com consequências catastróficas", declarou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]