• Carregando...

A Rússia continua a negociar com a Bielo-Rússia a respeito da venda de petróleo em 2010 e funcionários russos disseram neste domingo (3) que Moscou não interromperá o fornecimento de petróleo para a Europa, mesmo que tenha interrompido a entrega de petróleo para as refinarias da Bielo-Rússia, informaram as agências de notícias. "O trânsito de petróleo através da Bielo-Rússia não será cortado sob nenhuma circunstância", disse o presidente da estatal petrolífera russa Transneft, Mikhail Barkov, acrescentando que os dois países poderão encontrar uma solução ainda hoje, de acordo com a agência RIA-Novosti.

Em 31 de dezembro, os dois países fracassaram em chegar a um acordo sobre os preços do petróleo russo vendido à Bielo-Rússia. A Rússia insiste que a Bielo-Rússia precisa pagar um preço mais alto, enquanto a Bielo-Rússia quer cobrar taxas maiores sobre o petróleo russo que atravessa seu território no oleoduto para a Europa.

A disputa entre a Rússia e a Bielo-Rússia ameaça uma nascente união aduaneira entre os dois países e o Casaquistão, que seria usada para acelerar a adesão dos três países à Organização Mundial do Comércio (OMC), informou ontem a agência Interfax. A Rússia forneceu cerca de 180 milhões de barris de petróleo à Bielo-Rússia no ano passado. Quase todo o petróleo foi reexportado à Europa. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]