• Carregando...
vladimir-putin
O presidente russo, Vladimir Putin| Foto: Alexei Druzhinin / Sputnik / AFP

A Rússia rejeitou um pedido do Irã de compra de sistemas de defesa com mísseis antiaéreos S-400, por preocupações de que a venda provocaria mais tensão no Oriente Médio, segundo duas pessoas com conhecimento do assunto, incluindo um alto funcionário russo.

O pedido foi rejeitado pelo presidente Vladimir Putin, disseram os funcionários sob condição de anonimato porque não estão autorizados a discutir o assunto. O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, visitou Moscou em 7 de maio.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia não respondeu a um pedido de comentário, e as autoridades iranianas não puderam ser contatadas para uma resposta. Quinta-feira é o começo do fim de semana no Irã.

As vendas dos sistemas de mísseis são controversas no Oriente Médio. A Turquia, membro da OTAN e aliada dos EUA, está arriscando medidas punitivas do governo Trump por concordar em comprar o sistema.

A reação da Rússia ao pedido do Irã reflete o delicado equilíbrio de poder no Golfo Pérsico, onde um confronto está se formando entre a República Islâmica de um lado e os EUA e seus aliados árabes de outro. O presidente Donald Trump concordou este mês em enviar mais tropas dos EUA para a região depois que os EUA culparam o Irã por ataques contra instalações petrolíferas sauditas, bem como quatro navios.

Autoridades iranianas negaram qualquer envolvimento nos ataques.

Rússia e Irã têm fortalecido os laços políticos e militares nos últimos anos, embora tenha havido sinais de que Moscou está buscando reduzir gradualmente a presença iraniana no Oriente Médio enquanto procura proteger as suas relações com outras potências regionais como a Arábia Saudita e Israel.

A Rússia é um dos países que defendem o acordo nuclear de 2015 com o Irã, que os EUA abandonaram no ano passado antes de impor uma série de novas sanções à economia iraniana. Os dois países também ajudaram o ditador da Síria, Bashar Al-Assad, a recuperar o controle da maior parte do país, após oito anos de guerra civil que custou centenas de milhares de vidas.

O S-400 é um avançado sistema de defesa antimísseis e antiaéreos projetado para atingir alvos em distâncias de até 400 quilômetros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]