• Carregando...

A Rússia anunciou hoje a suspensão temporária do fornecimento de petróleo à Estônia por problemas técnicos, em meio a um conflito diplomático causado pela mudança de lugar de um monumento aos soldados soviéticos.

O monopólio Ferrovias da Rússia informou da "alteração dos prazos do fornecimento" de petróleo por via férrea aos "países bálticos, incluindo a Estônia", sob o pretexto de obras de reparação, por pelo menos duas semanas, na ferrovia Oktiabrskaya.

"A partir de 1º de maio, a Ferrovias da Rússia realizará consertos em um trecho da ferrovia Oktiabrskaya, por isso alterou os prazos do fornecimento de petróleo à Estônia", disse o porta-voz da companhia, Mikhail Goncharov, à agência "Interfax".

O serviço de imprensa da Ferrovias da Rússia assegurou à agência estatal "Itar-Tass" que a companhia "não planeja impor sanções econômicas à Estônia" e que os pedidos do país báltico estão sendo entregues.

A Rússia exporta através dos portos estonianos no Mar Báltico com destino a outros países europeus 25 milhões de toneladas ao ano de petróleo, parte do qual chega à Estônia por via férrea.

Anteriormente, a interrupção do fornecimento de petróleo e gás russo à Ucrânia e a Belarus, em meio a conflitos bilaterais, afetou as exportações a países-membros da União Européia.

O conflito entre os dois países começou depois que as autoridades estonianas transferiram na semana passada o Monumento ao Combatente Libertador soviético do centro de Tallinn a um cemitério militar.

A Rússia denunciou a transferência do chamado Soldado de Bronze - que para muitos estonianos simboliza a ocupação soviética do país antes de sua libertação dos nazistas - como um ato "hostil" e ameaçou a Estônia com sanções.

Após a retirada do monumento, em 27 de abril, Tallinn foi palco de distúrbios e atos de saque, nos quais centenas de pessoas foram detidas e um manifestante morreu ao ser ferida com arma branca.

A crise se agravou com a denúncia da Estônia na União Européia do bloqueio a que grupos juvenis pró-Kremlin submetem a Embaixada do país em Moscou, ação que levou hoje à evacuação das famílias dos diplomatas estonianos da capital russa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]