• Carregando...
Obama teria dito que os EUA podem ser retirar do acordo com o Irã. | Jonathan Ernst / Reuters
Obama teria dito que os EUA podem ser retirar do acordo com o Irã.| Foto: Jonathan Ernst / Reuters

O governo dos Estados Unidos criticou as declarações de líderes do Irã, que afirmaram que um acordo nuclear entre os países só ocorrerá com o fim imediato das sanções contra o governo de Teerã. As críticas indicam que o governo Barack Obama vai desistir das negociações caso as sanções não sejam retiradas gradualmente.

O assessor de política externa do presidente, Ben Rhodes, afirmou que a posição do líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, e do presidente, Hassan Rouhani, é um reflexo das pressões internas da parcela política conservadora do país.

“Está claro e entendido que o alívio das sanções será gradual”, disse Rhodes a repórteres que viajam com Obama ao Panamá, onde ele participa da Cúpula das Américas. “A questão é: nós temos um esboço do acordo. O presidente disse que se os detalhes do esboço não se confirmarem, não teremos um acordo”, comentou.

Na quinta-feira, Khamenei disse que as sanções “devem terminar totalmente, no primeiro dia após a assinatura do acordo.” O prazo para um acordo nuclear definitivo é dia 30 de junho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]