Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sucessor de Francisco

Santa Sé divulga horário de início do Conclave para eleger próximo papa

Novo Papa
Após morte de papa Francisco, Igreja Católica deverá anunciar em breve o novo papa: Conclave (Foto: Michael Kapeller/EFE)

Ouça este conteúdo

O conclave para eleger o sucessor do papa Francisco começará em 7 de maio, às 11h30 (horário de Brasília, 16h30 no horário local), com a entrada e o isolamento dos 133 cardeais eleitores na Capela Sistina do Vaticano.

A jornada começará às 5h, com a missa Pro Eligendo Pontifice e, mais tarde, os cardeais se reunirão às 11h15 de Brasília na Capela Paulina do Palácio Apostólico, anunciou nesta terça-feira (29) o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni.

Quinze minutos depois, os 133 cardeais com menos de 80 anos e, portanto, com direito a voto, começarão a entrar na Capela Sistina para dar início ao conclave.

Vestidos com suas vestes vermelhas, os cardeais deixarão a Capela Paulina entoando as ladainhas e seguirão em procissão para a Capela Sistina, onde entoarão o cântico Vieni Creator e farão o juramento.

Quando todos estiverem na Capela Sistina, o mestre de cerimônias, Diego Ravelli, pronunciará a fórmula extra omnes (todos para fora) para pedir a todos que não são cardeais eleitores que saiam.

A partir desse momento, o conclave terá início, com duas votações pela manhã e duas à tarde, até que um pontífice seja eleito com dois terços dos votos, o que será anunciado com a fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina.

Atualmente, o Colégio de Cardeais é composto por um total de 252 cardeais, dos quais apenas 135 têm direito a voto por terem menos de 80 anos de idade, mas dois deles não participarão do conclave por motivos de saúde. Bruni não esclareceu quem são os dois cardeais que perderão a nomeação.

Nesta terça-feira, a sexta congregação de cardeais, que regula esse período de "sede vacante" após a morte do pontífice, reuniu 183 cardeais, dos quais cerca de 120 eram eleitores.

Na próxima segunda-feira (5), será realizado o juramento de posse dos auxiliares dos cardeais durante o conclave, como enfermeiros e celebrantes litúrgicos.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Isabella de Paula

Use este espaço apenas para a comunicação de erros