• Carregando...

O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais abre nesta segunda-feira (9) o seminário destinado à discussão sobre a relação da Igreja Católica com os novos meios de comunicação presentes na sociedade atual. Intitulado "Novas perspectivas para a comunicação eclesial. Mudanças na cultura e na tecnologia da comunicação: uma reflexão teológico-pastoral", o encontro reunirá até a próxima sexta-feira no Vaticano cerca de 100 bispos e sacerdotes provenientes de 82 países.

Segundo o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, monsenhor Claudio Maria Celli, o seminário tem o objetivo de "refletir junto aos bispos do mundo todo a viabilidade de uma nova linha diretiva para uma pastoral da Igreja no campo da comunicação social, além de entender como a Igreja está presente na nova cultura digital".

Celli também contou que o encontro será composto por três partes. Na primeira, os bispos discutirão sobre a evolução da mídia e, na segunda, haverá um debate para expor o que a Igreja deve fazer utilizando as novas tecnologias. Na última etapa do evento, os bispos e sacerdotes definirão como agir e proceder diante das propostas apresentadas, de modo que seja elaborado um documento final do encontro. Entre os participantes do seminário, estão o diretor da Sala de Imprensa vaticana, padre Federico Lombardi, e o diretor do jornal L'Osservatore Romano, Giovanni Maria Vian. O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, fará um discurso de encerramento na sexta-feira.

"Estamos lutando para que as Conferências Episcopais tenham sites interativos, porque a Igreja não pode só dar informações, mas também deve criar um diálogo de vida rico e propositivo", explicou Celli.

Ao comentar a situação da África - continente que receberá o papa Bento XVI entre os dias 17 e 23 deste mês - diante do surgimento de novos meios de comunicação, Celli esclareceu que, apesar da diferença tecnológica, "é forte o empenho do mundo acadêmico mundial e das novas gerações para proporcionar aos africanos o acesso às tecnologias".

"Isto já pode ser comprovado analisando o caso da Nigéria, onde hoje existem de quatro a seis milhões de pessoas que têm acesso à Internet", exemplificou o monsenhor.

Representando o Brasil estarão o Dom Orani João Tempesta, Presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, recém-nomeado Arcebispo do Rio de Janeiro, e o Cardeal Eusebio Oscar Scheid, Arcebispo emérito do Rio de Janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]