• Carregando...
Republicano Rick Santorum abraça uma simpatizante de sua campanha, que ganha fôlego com o resultado do caucus de Iowa | Andrew Burton/AFP
Republicano Rick Santorum abraça uma simpatizante de sua campanha, que ganha fôlego com o resultado do caucus de Iowa| Foto: Andrew Burton/AFP

Despedida

Michele Bachmann abandona a corrida eleitoral

Ontem, um dia após as prévias de Iowa, a republicana Michele Bachmann retirou sua candidatura à Presidência dos Estados Unidos.

A pré-candidata anunciou a suspensão de sua campanha depois de ficar numa distante sexta posição no caucus (eleição primária) de Iowa, com apenas 5% dos votos. Ela foi a única a sair da disputa.

O governador do Texas, Rick Perry, afirmou que pretende continuar na corrida. Em Iowa, ele terminou em quinto lugar, com 10,3% dos votos.

Quando foram anunciados os resultados, Perry havia sinalizado que abandonaria a disputa. "Decidi voltar ao Texas, avaliar os resultados do caucus desta noite, determinar se há um caminho para que eu avance nesta corrida", disse Perry.

No entanto, em mensagem no Twitter, afirmou que continuará na disputa. "A próxima perna da maratona é a Carolina do Sul", escreveu no microblog. Perry pode ter se confundido porque a próxima etapa das prévias é em New Hampshire, na terça-feira que vem. A Carolina do Sul terá eleição primária no sábado, dia 21.

Jon Hunstman e Buddy Roemer, outros dois republicanos pré-candidatos, optaram por não se dedicar à disputa em Iowa.

Folhapress

John McCain escolhe seu candidato

O senador republicano e ex-candidato à Presidência John McCain manifestou ontem seu apoio à indicação de Mitt Romney como candidato da legenda para disputar as eleições presidenciais deste ano com o democrata (e atual presidente) Barack Obama. Em 2008, McCain foi derrotado por Obama nas eleições presidenciais daquele ano. "Estou aqui por uma única razão, que é assegurar que vamos converter Mitt Romney no próximo presidente dos Estados Unidos", disse McCain, em Manchester, no estado de New Hampshire, onde vai ser realizado o próximo caucus republicano, no dia 10.

Por apenas oito votos de diferença, o ex-governador de Massachu­­setts Mitt Romney venceu ontem o caucus de Iowa, primeira etapa oficial da corrida presidencial americana, consolidando sua condição de favorito para disputar a eleição de novembro com o presidente Barack Obama.

O Partido Republicano anunciou que 122 mil eleitores participaram do evento. Romney ficou com 24,6% dos votos, enquanto o percentual de Rick Santorum, ex-senador da Pensil­­vânia, foi de 24,5%.

De fato, o grande ganhador da noite é Santorum, um católico conservador que agrada à ala religiosa do partido e está em penúltimo lugar nas pesquisas nacionais de intenção de voto.

Liderou a apuração em vários momentos e acabou com apenas oito votos a menos do que Romney, que por sua vez ainda é visto como indigesto por parte do eleitorado apesar de ser o mais constante nas pesquisas.

Em terceiro lugar, com 21,4%, ficou o deputado libertário Ron Paul, do Texas, que vencera uma simulação eleitoral no estado.

Os resultados, compilados entre 19 h e 21 h de terça-feira em assembleias eleitorais chamadas de caucus, levaram mais de quatro horas e meia para serem divulgados, algo incomum.

O Partido Republicano chegou a admitir, à 0h30 de ontem (4h30 no Brasil), não ter conhecimento do paradeiro do 1% final dos votos.

Em um discurso emocionado antes de a apuração terminar, Santorum falou por mais de 15 minutos sobre sua infância, sua religião e fez uma defesa do livre mercado, sem contudo poupar seu partido de críticas pelos problemas no Congresso. "Não estamos fazendo certo em Washington só cortando impostos e equilibrando o orçamento", disse.

Agradeceu à mulher, Karen, aos sete filhos e a Deus antes de se dirigir aos eleitores que optaram por ele após uma campanha de baixos custos, mas na qual investiu integralmente seu tempo nas últimas semanas.

Engessado

Em seguida, Romney também celebrou seus resultados – ainda sem saber qual seria a conclusão da apuração – e cumprimentou Santorum. Mas seu discurso foi mais engessado, visando o presidente Barack Obama e carecendo da dose emocional.

O candidato deixou o hotel onde seus simpatizantes acompanhavam os resultados logo após o discurso, sem esperar o número final. Aos poucos, o local também foi se esvaziando, e simpatizantes já lamentavam o que parecia uma derrota.

Os resultados de ontem colocam Santorum na disputa, embora não esteja claro quanto fôlego ele pode ter.

Sua campanha é, por ora, a mais pobre. Iowa tem o poder de mudar o quadro, embora dificilmente ele alcance o caixa de Romney.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]