• Carregando...
Após Brasil, Sarkozy elogia o México | Daniel Aguilar/Reuters
Após Brasil, Sarkozy elogia o México| Foto: Daniel Aguilar/Reuters

Cidade do México - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, definiu ontem o México como "o primeiro país da América Latina". A declaração foi dada durante discurso no Senado mexicano, como parte de uma visita oficial de 24 horas.

Sarkozy disse ainda que o "México é um país com mais responsabilidade do que se possa pensar às vezes em assuntos internacionais".

O México é a segunda economia regional e um dos países emergentes que integram o Grupo dos 20, formado também pelas sete nações mais industrializadas, que se reunirá no dia 2 de abril em Londres.

Antes do encontro na Grã Bretanha, Sarkozy defendeu a "mudança do capitalismo para que seja de empresários, não de especuladores".

"Teremos que impor as mudanças em Londres", disse o presidente francês em sua fala ao Senado.

O México, que tem uma fronteira de 3 mil km com os EUA, destina a esse país quase 80% de seu comércio. Os dois países fazem parte do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), uma área de livre comércio que inclui ainda o Canadá.

Em dezembro, quando visitou o Brasil, Sarkozy havia defendido a entrada do país no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Com elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele defendeu que o mundo precisa do Brasil na governança global. "Eu e Lula nos entendemos. Precisamos do Brasil para a regulamentação do fluxo financeiro mundial", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]