Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Avião Air France

Sarkozy e Carla Bruni participam de homenagem às vítimas do voo 447

Cerimônia ocorreu na catedral de Notre Dame de Paris. Um piloto brasileiro leu aos familiares das vítimas um poema em português

Presidente frances e primeira-dama na chegada a Catedral de Notre Dame | Reuters
Presidente frances e primeira-dama na chegada a Catedral de Notre Dame (Foto: Reuters)

Cerimônia ecumênica na Catedral de Notre Dame, em Paris, homenageou nesta quarta-feira (3) as vítimas do voo 477 da Air France, desaparecido sobre o Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo quando ia de São Paulo a Paris.

A cerimônia foi assistida por parentes e amigos dos passageiros, além de funcionários da Air France e autoridades políticas. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a primeira-dama, Carla Bruni, participaram da cerimônia. O premiê da França, François Fillon, e o ex-presidente Jacques Chirac também compareceram.

Uma mensagem do papa Bento 16 foi lida durante a cerimônia. "O santo padre expressa suas condolências aos familiares... e está espiritualmente com todos aqueles afetados pelo drama", disse o arcebispo de Paris, André Vingt-Troisa, no início de sua homilia.

O papa já havia prestado solidariedade às vítimas em um telegrama na segunda-feira, algumas horas depois da tragédia.

Para lembrar as 228 possíveis vítimas do voo AF 447, o mesmo número de velas foi aceso na catedral.

Fabrice Monteiro, irmão de um dos passageiros do Airbus A330 da companhia francesa, considerou a cerimônia inoportuna. "Esta cerimônia é completamente prematura, uma vez que ainda não temos respostas concretas. As famílias não têm tempo de fazer um luto interno", disse à rede de tevê i-Télé.

Mais cedo, foi realizada uma cerimônia na Grande Mesquita de Paris. "Se forem cristãos, muçulmanos, judeus ou de qualquer outra religião presente na França, nós queremos expressar nosso apoio à dor das famílias, ao seu sofrimento", disse a jornalistas o líder da Grande Mesquita, Dalil Boubakeur.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.