• Carregando...

Washington – O presidente da França, Nicolas Sarkozy, está em Washington com a missão de reconquistar o "coração da América". Em discurso para os membros da Câmara dos Representantes e do Senado, Sarkozy ressaltou a reconciliação entre as duas nações. "A França é a amiga da América", clamou o presidente francês, depois de ser recebido com uma gigantesca ovação pelos parlamentares americanos.

"Desde que os Estados Unidos apareceram no mundo, a fidelidade que une os povos francês e americano nunca foi desmentida", afirmou. "Entre amigos, podem ocorrer divergências, desacordos e brigas. Nos momentos difíceis, porém, deve-se estar ao lado de seus amigos, apoiá-los e ajudá-los", insistiu o presidente francês, cujo discurso foi interrompido mais de 20 vezes pelos aplausos dos parlamentares americanos.

Durante longos minutos, Sarkozy exaltou o "sonho americano", que permitiu "provar a todos os homens que a liberdade, a justiça, os direitos humanos e a democracia não são uma utopia, mas a política mais realista que seja, e a mais capaz de melhorar a sorte de todos". "A grandeza da América é de ter conseguido transformar seu sonho em uma esperança para todos os homens", disse Sarkozy.

Após a recepção no Congresso, o presidente francês teve um encontro com George W. Bush.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]