Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Falha

Satélite da Nasa para medir concentração de gás de efeito estufa não consegue chegar ao espaço

Concepção artística do satélite que foi lançado nesta terça-feira (24) mostra como ele ficaria posicionado na órbita do planeta | AFP
Concepção artística do satélite que foi lançado nesta terça-feira (24) mostra como ele ficaria posicionado na órbita do planeta (Foto: AFP)

O satélite enviado nesta terça-feira (24) ao espaço pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) para avaliar as concentrações de dióxido de carbono na atmosfera não conseguiu atingir órbita por uma falha durante o lançamento.

De acordo com nota divulgada pela Nasa, o satélite, batizado de Observatório Orbital do Carbono, não se separou do foguete usado para lançá-lo ao espaço. O lançamento foi feito na Califórnia, Estados Unidos.

O satélite serviria para medir e monitorar os níveis de dióxido de carbono na atmosfera terrestre. O gás é um dos causadores do efeito estufa, que intensifica o aquecimento global. De acordo com a Nasa, as informações registradas pelo satélite poderiam indicar um mapa global das emissões e ajudaria cientistas a reduzir as incertezas na elaboração de cenários climáticos futuros.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.