• Carregando...
Daniel Sioli votou acompanhado da esposa Karina Rabolini  (à direita) e correligionários em uma escola de Tigre. | Martin Costa/Reuters
Daniel Sioli votou acompanhado da esposa Karina Rabolini (à direita) e correligionários em uma escola de Tigre.| Foto: Martin Costa/Reuters

O candidato do governo à Presidência da Argentina, Daniel Scioli, foi o primeiro a votar na manhã deste domingo (22) em uma escola de Tigre. Scioli chegou pouco depois das 9h30 (10h30 de Brasília) acompanhado de sua mulher e vários apoiadores, que cantavam a frase “se siente, se siente, Scioli presidente” (sabe-se, sabe-se, Scioli presidente), segundo o jornal argentino Clarín.

Argentina começa votação para definir sucessor de Cristina Kirchner

Leia a matéria completa

O candidato da Frente para a Vitória pediu aos eleitores que “votem em defesa de seu futuro” e, citando mais uma vez o papa Francisco, figura involuntária da campanha presidencial argentina, pediu que votem “com consciência”.

Scioli era o favorito para vencer as eleições presidenciais no primeiro turno, realizado em 25 de outubro. Ele não conseguiu, contudo, a margem de dez pontos percentuais sobre Mauricio Macri, candidato conservador da oposição pelo partido Mudemos.

Desde então, Macri virou o jogo e aparece nas pesquisas como favorito ao segundo turno, o primeiro a ser realizado na Argentina desde a implementação deste sistema, em 1994.

O candidato governista tentou reconquistar a vantagem levando uma campanha de ataques contra Macri, cuja vitória, argumentou, levaria o país de volta às políticas econômicas dos anos 90 que levaram à quebra de 2001. Confiante ao votar, Scioli usou o tango, uma das paixões nacionais, para descrever a disputa: “como diz o tango, ficamos mão a mão”.

Resultados

Os centros de votação fecharão às 18 horas (19h em Brasília). Segundo o diretor eleitoral argentino, Alejandro Tullio, os primeiros resultados serão divulgados a partir das 19h30 (20h30 de Brasília) e a expectativa é que o vencedor seja conhecido às 22h30 (23h30 de Brasília).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]