• Carregando...
A evolução | Reprodução/G1
A evolução| Foto: Reprodução/G1

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, escapou sem ferimentos de um ataque extremista realizado nesta quinta-feira contra uma instalação na Zona Verde de Bagdá onde ele se encontrava. Segundo as primeiras informações, o sul-coreano, que estava dando entrevista coletiva, teve que se abaixar para se proteger durante o ataque com foguetes.

Ban Ki-Moon, que substituiu Kofi Annan no comando da entidade, estava reunido com o primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, na área mais fortificada de Bagdá. As explosões fizeram tremer a sala em que os dois estavam reunidos para falar sobre as condições de segurança iraquianas.

Insurgentes iraquianos costumam manifestar por meio de sites islâmicos que consideram a ONU uma entidade de apoio à ocupação do Iraque liderada pelas forças dos EUA e da Grã-Bretanha.

Em agosto de 2003, o brasileiro Sergio Vieira de Mello, que chefiava a missão da ONU no Iraque, foi morto em um ataque com caminhão-bomba com 680 quilos de explosivos contra o complexo das Nações Unidas na capital iraquiana. Veira de Mello foi o diplomata de posto mais alto a ser morto no conflito no país do Oriente Médio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]