• Carregando...

O secretário geral da ONU, Kofi Annan, disse, neste sábado ao chegar a Teerã, que sua visita ao Irã tem como objetivo aplicar a resolução 1.701 do Conselho de Segurança sobre o Líbano, de acordo com a agência local de notícias Fars. A resolução 1.701 decreta o cessar-fogo no conflito entre Israel e o Hezbollah e estipula o envio de soldados da ONU e do Exército libanês para o sul do Líbano.

- Vim falar sobre a possibilidade de colocar em prática a resolução do Conselho de Segurança - disse Annan.

À tarde, Annan deverá se reunir com o Ministro de Assuntos Exteriores do Irã, Manuchehr Mottaki, e com o secretário do Conselho de Segurança Nacional do país, Ali Lariyani, que também é o principal negociador da questão nuclear.

No dia 31 de agosto expirou o prazo dado pela ONU para que o Irã suspendesse seu programa de enriquecimento de urânio. O presidente do país, porém, insiste no direito de seu país produzir energia nuclear.

De acordo com a televisão pública do país, o principal tema das conversas entre Annan e as autoridades do Irã será o controverso programa nuclear.

O governo americano acredita que o Irã possa desviar a tecnologia nuclear para fins bélicos, por mais que Teherán sustente que seu programa nuclear tem apenas fins pacíficos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]