• Carregando...
A bomba que explodiu esta manhã em um trolebus do transporte público de Volgogrado tinha uma potência equivalente a quatro quilos de TNT | EFE/Maxim Shipenkov
A bomba que explodiu esta manhã em um trolebus do transporte público de Volgogrado tinha uma potência equivalente a quatro quilos de TNT| Foto: EFE/Maxim Shipenkov

O segundo atentado de Volgogrado, cometido segunda-feira (30), no qual morreram 14 pessoas segundo o último balanço das autoridades russas, foi também realizado por um terrorista suicida.

"Agora já se pode assegurar, de forma preliminar, que a bomba foi ativada por um terrorista suicida, um homem. Fragmentos de seu corpo foram enviados (a um laboratório) para testes de DNA que pudessem permitir sua identificação", disse o porta-voz do Comitê de Instrução (CI) da Rússia, Vladimir Markin, à agência "Interfax".

Ao mesmo tempo, Markin declarou que o atentado suicida de hoje tem relação com o realizado no domingo na mesma cidade, que deixou 17 mortos em uma estação de trem.

"O fato de que os estilhaços de ambos os artefatos explosivos seja idêntica confirma a versão de que ambos os atentados estão relacionados entre si. Pode ser que as bombas tenham sido fabricadas no mesmo local", explicou.

A bomba que explodiu esta manhã em um trolebus do transporte público de Volgogrado tinha uma potência equivalente a quatro quilos de TNT, segundo o porta-voz do CI.

"Do trolebus restou apenas a carcaça (...) A explosão foi de tal força que arrebentou as janelas de um prédio residencial de cinco andares que fica em frente", ressaltou Markin.

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou ao Comitê Nacional Antiterrorista, que coordena o trabalho de todas as forças de segurança do país, que reforce as medidas de segurança no território de toda a Rússia para prevenir novos ataques.

Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, pelo menos 14 pessoas morreram no segundo atentado perpetrado em menos de 24 horas nessa cidade no sul da parte europeia da Rússia.

Os números sobre o número de mortos no ataque, divulgados por diferentes autoridades russas, variaram ao longo da manhã como costuma ocorrer nestes casos.

De fato, o número de vítimas poderia subir nas próximas horas, já que de 20 feridos hospitalizados após o ataque, vários estão em estado extremamente grave, segundo o Ministério da Saúde russo.

Após o atentado suicida que matou 17 pessoas na estação de trem de Volgogrado, uma dúzia de feridos, entre eles vários menores de idade, continuam hospitalizados em estado muito grave ou grave, segundo os últimos dados da Saúde.

A Prefeitura de Moscou ordenou que as medidas de segurança na capital russa sejam redobradas.

"Em vista do ocorrido em Volgogrado, hoje foram tomadas medidas adicionais de segurança no transporte e também nos serviços de prevenção de situações de emergência", disse à imprensa o chefe do Departamento de Segurança da Prefeitura moscovita, Sergei Makhorov.

Ele acrescentou que será prestada atenção especial às medidas de segurança nos lugares de grande afluência de público, assim como nas rotas do transporte público.

"Todo o conjunto de medidas vinculadas às comemorações do Ano Novo e do Natal estão mantidas, mas o cálculo de soldados e meios para garantir a segurança será revisado", disse Makhorov.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]