Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrevista

Sem projeto para os imigrantes, candidatos tentam angariar votos

Hermes Moreira Junior, professor de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados

Além da economia, que outro tema foi destaque durante a corrida eleitoral, na sua opinião?

Eu abordaria um ponto que obteve menos destaque do que esperavam os analistas, a questão da imigração. Tanto Obama quanto Romney não trouxeram a questão dos imigrantes latinos para o centro da discussão e breves menções foram feitas, na minha leitura, mais no intuito de angariar votos de determinadas comunidades em estados específicos do que baseados em um grande projeto para o tema.

É possível dizer em que assunto Obama se saiu melhor ou se sentiu mais à vontade?

Obama se demonstrou bastante confortável ao tratar de temas da política internacional. Além de usar como trunfo a suposta captura e morte [sic] do terrorista Osama bin Laden, a retirada de tropas do Afeganistão e do Iraque e o distensionamento das relações com a Rússia são pautas recorrentemente utilizadas por Obama para evidenciar a efetividade de seu governo nessa área. China e Irã aparecem como preocupação no discurso de ambos, todavia, com ênfases diferentes. Já com relação ao Irã, Obama prevê que as sanções impostas no momento devem surtir o efeito desejado e sinaliza uma saída para a crise em posição conjunta com as demais grandes potências, ao passo que Romney possui discurso mais agressivo e menos tolerante à alegação de autonomia por parte dos iranianos. Com relação aos conflitos no Oriente Médio, a posição de ambos se assemelha muito, pois a ampliação da tensão deve afetar diretamente seu principal parceiro na região, o Estado de Israel, podendo gerar reflexos na política americana.

E quanto ao Romney? Em qual tópico ele conseguiu superar Obama?

Acho que a superação de Romney no primeiro debate entre os candidatos tem mais elementos simbólicos do que técnicos. O aparente descaso do presidente no primeiro embate direto garantiu ao Republicano uma sobrevida na campanha. E Romney sobre explorar as dificuldades econômicas, que além de causas internas e conjunturais possui causas externas e estruturais, que o país vive para fragilizar o candidato democrata perante os eleitores indecisos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.