• Carregando...

Washington – A audiência do general David Petraeus, comandante da força multinacional no Iraque, hoje no Congresso americano será o primeiro ato de uma semana decisiva para a estratégia do presidente George W. Bush, pressionado pelos democratas para iniciar uma retirada das tropas.

O general Petraeus será ouvido por três comissões parlamentares entre hoje e amanhã, assim como Ryan Crocker, o embaixador dos Estados Unidos no Iraque.

No sábado, Bush anunciou que se dirigirá aos americanos durante a semana, depois destas audiências. Ele também deve entregar ao Congresso antes do fim da semana um relatório sobre a situação no Iraque.

Mais de quatro anos após o início da ofensiva americana, em março de 2003, e oito meses depois do anúncio do envio de reforços para tentar pacificar o Iraque, visões contraditórias da situação no terreno se enfrentam.

Bush mencionou novamente os "progressos" realizados graças a sua estratégia de enviar 30.000 soldados suplementares em 2007 e as mudanças "notáveis" registradas na província de Al-Anbar. "A evolução geral é animadora, principalmente comparada com a situação que existia no fim de 2006 e no início deste ano, quando a violência entre comunidades religiosas atingiu um pico", escreveu o general Petraeus em uma carta às tropas divulgada sexta-feira, admitindo no entanto que "os progressos foram desiguais" no território iraquiano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]