• Carregando...
Zagueiro volta após cumprir suspensão. Meta é anular atacante Acosta, do Náutico | Daniel Castellano / Gazeta do Povo / Arquivo
Zagueiro volta após cumprir suspensão. Meta é anular atacante Acosta, do Náutico| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo / Arquivo

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (26) um plano para dividir o Iraque em três estados, de acordo com suas etnias, apresentado como a única solução para encerrar a guerra e retirar as tropas americanas, que ocupam o país desde a invasão de 2003.

O Senado aprovou a proposta por 75 votos a favor e 23 contra. O plano foi apresentado pelo senador e pré-candidato democrata à presidência Joseph Biden.

Traçado com a assessoria de Leslie Gelb, especialista em política externa da administração do ex-presidente Jimmy Carter, a idéia é estabelecer um sistema federal, amparado na Constituição iraquiana, que dividiria o país em três entidades - curda, xiita e sunita - com um governo federal sediado em Bagdá encarregado da administração dos lucros do petróleo e da segurança nas fronteiras.

A divisão do Iraque em função das diferentes comunidades majoritárias (curda, xiita e sunita) é rechaçada pelo governo do presidente George W. Bush.

O líder do partido Democrata no Senado, Harry Reid, disse que "a adoção da emenda Biden reflete o importante reconhecimento por parte do Senado de que a reconciliação política deve ser o objetivo essencial dos iraquianos".

A medida não é vinculante e não exige mudanças na política do presidente Bush no Iraque. A aprovação do projeto de lei indica até que ponto vai o apoio a esta idéia, que conta com cada vez mais simpatizantes em Washington.

Por outro lado, a proposta é também uma iniciativa diplomática que pretende convocar países mais poderosos e vizinhos do Iraque para apoiar a causa da nova federação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]