Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
América do Sul

Senado da Bolívia concorda em convocar novas eleições sem que Evo seja candidato

Pessoas fazem fila em terminal do aeroporto internacional em Santa Cruz, Bolívia, para enviar suprimentos para amigos e familiares, principalmente em La Paz e Cochabamba. Bloqueios em estradas impedem a distribuição de bens no país, 22 de novembro de 2019 (Foto: DANIEL WALKER / AFP)

O Senado da Bolívia concordou na noite desta sexta-feira (22) em convocar novas eleições sem que o ex-presidente Evo Morales possa ser candidato. Será aprovada neste fim de semana a lei que permitirá anular as eleições de 20 de outubro, em que foram constatadas irregularidades, convocar novas eleições e eleger novos representantes do Tribunal Supremo Eleitoral.

A nova lei que regerá o processo eleitoral para a escolha de presidente, vice-presidente e congressistas nacionais, será fruto de um acordo entre todas as forças políticas do Legislativo, incluindo o Movimento ao Socialismo (MAS), partido de Evo Morales, segundo o jornal El Deber.

O presidente da Comissão de Constituição do Senado, Óscar Ortiz, afirmou à imprensa que o MAS aceitou as novas regras para as eleições, descartando a possibilidade de que Morales e seu vice, Álvaro García Linera, sejam candidatos, e com limites para a reeleição.

O projeto de lei deve ser aprovado pela Comissão de Constituição e depois pelo plenário do Senado, que iniciará a avaliação na manhã do sábado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.