Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
clima

Senado dos EUA desiste de lei contra emissão de gases

Partido Democrata ainda deve tentar aprovar projeto que responsabiliza British Petroleum pelo vazamento no Golfo do México

O Senado dos Estados Unidos desistiu de trabalhar para aprovar uma legislação que imporia limites às emissões de gases que provocam o aquecimento global. O líder da maioria (Partido Democrata) no Senado, Harry Reid, disse que nem ele, nem a Casa Branca conseguiram persuadir 60 senadores a apoiar nem mesmo um projeto reduzido, que imporia limites às emissões das companhias que produzem energia elétrica.

Reid disse que a liderança de seu partido vai tentar fazer avançar um projeto ainda mais restrito, para fazer a British Petroleum (BP) assumir as responsabilidades pelo vazamento de petróleo no Golfo do México. A medida removeria o teto para as indenizações exigíveis de empresas de petróleo para compensar indivíduos e companhias locais afetados por vazamentos de petróleo. Outro item incluiria incentivos para encorajar a produção e a compra de veículos movidos a gás natural. "Isso é o que podemos fazer agora", afirmou Reid.

Mas, também nesta quinta-feira, lobistas representando indústrias e produtores rurais divulgaram uma carta exortando o Senado a não aprovar qualquer lei que aumente "artificialmente" a demanda por gás natural nos setores de energia e transportes. Esses lobistas, que representam empresas como a Dow Chemical e a Kimberly Clark, além de entidades como a Associação Nacional dos Produtores de Milho dos EUA, argumentam que incentivos ao aumento da demanda por gás natural poderão causar uma redução na oferta, levando a preços mais altos para a energia elétrica.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.