• Carregando...

Dois dos cinco países afetados pela pior epidemia de ebola da história estão conseguindo conter o avanço da doença, afirmou ontem a Organização Mundial da Saúde (OMS), embora o número total de mortos tenha subido para 2.811 em 5.864 casos.

"No geral, as epidemias no Senegal e na Nigéria estão praticamente contidas", disse uma atualização de um comunicado da diretoria regional da OMS na África.  Apenas um caso foi reportado no Senegal e todos os contatos do paciente completaram agora um acompanhamento de 21 dias, o período de incubação da doença, e nenhum outro caso de manifestação do vírus foi registrado, dizia uma segunda nota da OMS.

Na Nigéria, o número de casos caiu de 21 para 20 depois de que um suspeito de infecção foi liberado, e 696 pessoas que tiveram contato com infectados completaram também o acompanhamento de 21 dias.

Três ainda estavam sendo monitorados em Lagos e 175 em Port Harcourt, afirmou a OMS.  Nos três países mais afetados – Libéria, Serra Leoa e Guiné – a doença continua a se espalhar, com um primeiro caso confirmado no distrito de Kindia, na Guiné.

O aumento no número de mortos também foi registrado nos três países. Mais da metade das mortes aconteceu na Libéria, onde 1.578 pessoas já morreram. Outras 632 morreram na Guiné e 593 em Serra Leoa. As estatísticas do ebola são baseadas em múltiplas fontes de informação e uma série de casos podem ser revisados e alterados.

Um número não explicado nos últimos dados foi o número de trabalhadores de saúde que morreram em Serra Leoa. Com 61 mortes até 19 de setembro, foi quase o dobro das 31 registradas na última atualização da OMS, no dia 14 deste mês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]