• Carregando...
Pelo menos 35 pessoas morreram por causa das inundações | REUTERS/Marko Djurica
Pelo menos 35 pessoas morreram por causa das inundações| Foto: REUTERS/Marko Djurica

A Sérvia e a Bósnia pediram ajuda internacional para resgatar a população das áreas inundadas após a pior enchente registrada na região dos Bálcãs. Pelo menos 35 pessoas morreram, mas o número ainda deve aumentar.

Uma operação de ajuda internacional já está em andamento, com helicópteros da União Europeia, EUA e Rússia para resgatar pessoas de áreas afetadas. No entanto, o primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic, disse que precisa de mais apoio, especialmente na entrega de alimentos, roupas e água engarrafada.

"Apoio e solidariedade para o meu povo na Sérvia", escreveu o tenista sérvio Novak Djokovic na sua conta do Twitter, se juntando aos pedidos de ajuda.

Autoridades declararam que choveu o equivalente a três meses e que aos poucos as águas começam a baixar, mas os perigos permanecem. Há a ameaça de deslizamento de terra, das minas terrestres não detonadas e dos transbordamento dos rios. Além disso, a principal estação de energia da Sérvia sofre risco de ficar inundada.

Até agora, a chuva causou mais de dois mil deslizamentos de terra na Bósnia, atingindo estradas, casas e aldeias inteiras. O ministro dos Refugiados da Bósnia, Adil Osmanovic, descreveu a enchente como "catastrófica".

A região Nordeste da Bósnia foi uma das mais afetadas. Casas, estradas e linhas ferroviárias ficaram submersas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]