• Carregando...
Protesto bloqueou estradas no entorno do Eurotúnel nesta terça-feira (23) | PETER NICHOLLS/REUTERS
Protesto bloqueou estradas no entorno do Eurotúnel nesta terça-feira (23)| Foto: PETER NICHOLLS/REUTERS

O tráfego foi suspenso na manhã desta terça-feira (23) no Eurotúnel, que liga a França ao Reino Unido sob o Canal da Mancha e é popular entre turistas, após grevistas franceses atearem fogo a pneus. O funcionamento do Eurostar, o trem que liga os dois países, também foi interrompido.

Todas as viagens de trem entre Londres ou Paris, que passam pelo túnel, foram canceladas. “Lamentamos, mas estamos impedidos de fazer o trajeto de trem porque o Eurotúnel foi fechado após um incêndio causado por grevistas da MyFerryLink do lado de fora do túnel”, diz um aviso no site do Eurostar. “É provável que tenhamos atrasos graves, enviaremos mais detalhes a seguir.”

Durante a confusão criada, a Chancelaria britânica alertou que grupos de imigrantes tentaram se esconder em veículos que se aglomeravam na entrada do túnel. Imagens feitas pela TV britânica mostram multidões de imigrantes tentando entrar em caminhões parados e grupos em confronto com a tropa e choque.

O Reino Unido emitiu um alerta de viagem durante a manhã. “Há grandes grupos de imigrantes ilegais em Calais e nas proximidades tentando entrar no país, apesar do reforço das patrulhas policiais na região. Mantenham as portas dos veículos travadas quando estiverem parados no trânsito”, diz o texto da Chancelaria.

Cerca de 400 grevistas bloquearam o porto de Calais, um dos maiores da França e conhecida porta de saída de imigrantes que tentam chegar ao Reino Unido, para protestar contra uma reestruturação da empresa local de balsas MyFerryLink, informou o Sindicato Marítimo do Norte. A administração portuária alertou no início do dia que o movimento de embarque e desembarque nos navios foi suspenso.

O sindicato se opõe aos planos de venda de duas das três balsas de passageiros da MyFerryLink para a empresa dinamarquesa DFDS e de converter a terceira em balsa de carga, o que levaria a demissões.

A Eurotunnel, que administra a operação, afirmou entender as preocupação dos empregados. “Esperamos que haja propostas adequadas amanhã”, disse uma porta-voz, aludindo a uma reunião com os grevistas.

Não há ainda previsão de suspensão do serviço do Eurostar na quarta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]