• Carregando...
Além das sanções, a Coreia do Sul realiza exercícios militares conjuntos com o Japão e EUA  nas águas do sul da península coreana
Além das sanções, a Coreia do Sul realiza exercícios militares conjuntos com o Japão e EUA nas águas do sul da península coreana| Foto: EFE/ Ministério de Defesa Nacional da República da Coreia

A Coreia do Sul impôs nesta quarta-feira (17) sanções contra 11 navios e cinco pessoas físicas e jurídicas envolvidas no transporte ilegal de petróleo e outras mercadorias por navio para a Coreia do Norte.

A postura mais dura contra as atividades marítimas do Norte faz parte dos esforços de Seul para desencorajar o envio de recursos ao país vizinho e sua obtenção de financiamento, para impedir o desenvolvimento de seu programa nuclear e de mísseis, informou o Ministério das Relações Exteriores sul-coreano.

A medida marca a primeira rodada de sanções a navios por parte da Coreia do Sul em cerca de oito anos, após suspeitas de que essas embarcações estavam envolvidas no transporte de petróleo refinado, carvão e outros produtos para Pyongyang.

A nova rodada de sanções de hoje também inclui dois cidadãos norte-coreanos: Pak Kyong-ran, funcionário de uma das empresas sancionadas, suspeito de comprar navios usados para transportar petróleo para o Norte; e Min Myong-hak, que também teria organizado essas transferências de navio para navio.

As entidades sancionadas incluem a própria Risang, a Mangang e a Yua, que agora precisarão de autorização do governo sul-coreano para entrar nos portos da Coreia do Sul e não poderão realizar transações financeiras sem permissão.

A decisão de Seul foi tomada um dia depois do ditador norte-coreano, Kim Jong-un, pedir uma revisão da Constituição para definir a Coreia do Sul como "país hostil número um". (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]