• Carregando...
Manifestantes paquistaneses pedem a reabilitação dos juízes destituídos pelo regime militar de Musharraf | Asif Hasan/ AFP
Manifestantes paquistaneses pedem a reabilitação dos juízes destituídos pelo regime militar de Musharraf| Foto: Asif Hasan/ AFP

Lahore, Paquistão - O líder da oposição paquistanesa, Nawaz Sharif, saiu às ruas ontem e convocou uma multidão para participar de um protesto contra o governo, desobedecendo assim a uma ordem de prisão domiciliar, em um desafio ao governo do presidente Asif Ali Zardari.

O ex-primeiro-ministro que, em fevereiro, foi afastado da vida política pela Corte Suprema, lidera agora um movimento de protesto contra o presidente.

Sharif foi colocado em regime de prisão domiciliar em sua residência de Lahore durante três dias. No entanto, saiu de casa para convidar o povo a participar da passeata proibida que saiu ontem de Lahore e deve chegar hoje a Islamabad.

"Não aceitamos essa decisão. Essa prisão domiciliar é ilegal e imoral. Todas essas decisões são inconstitucionais", afirmou Sharif. "Vamos nos unir. Saí de casa. Chegou a hora de marcharmos juntos", disse, após deixar sua casa em um veículo escoltado por duas caminhonetes com seguranças para se juntar aos manifestantes.

A oposição pede a reabilitação dos juízes destituídos em 2007 pelo regime militar do ex-presidente Pervez Musharraf.

No centro de Lahore houve tumulto porque a polícia tentava dispersar os manifestantes com granadas de gás lacrimogêneo. O governo civil, que está enfrentando a pior crise desde a derrota eleitoral do regime militar de Musharraf há um ano, deteve mais de mil opositores e levantou barreiras para impedir a marcha, mas as medidas não minaram a determinação da oposição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]