• Carregando...

Atualizado às 18h20

O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, passou mal e foi internado às pressas na noite deste domingo. O premier teria chegado a perder a consciência por alguns minutos e estaria desmaiado quando chegou ao hospital. Os médicos confirmaram que Sharon sofreu um acidente vascular cerebral leve e não corre risco de morrer. Ele está sendo submetido a uma bateria de exames.

O premier, um homem corpulento de 77 anos, foi levado para o Hospital da Universidade de Hadassah, por volta das 20h (hora local). A área em torno do hospital foi isolada ainda antes da chegada dele. A decisão de levá-lo para lá havia sido tomada tão logo Sharon queixou-se de não estar se sentindo bem. Sharon sentiu-se mal no carro, a caminho de casa, quando falava com um dos filhos ao celular.

- Ele perdeu a consciência e desmaiou a caminho do hospital, depois a recuperou - dissera um médico mais cedo.

- O primeiro-ministro está consciente. Ele está passando por testes. A condição dele é estável - descreveu o diretor do hospital, professor Shmuel Shapira ao Canal 1.

Mais tarde, no primeiro boletim oficial sobre o estado de Sharon, o subdiretor do hospital, Yuval Weiss, disse o premier melhorou após a internação e está conversando com a família e membros de sua equipe. Segundo uma emissora de TV israelense, ele estaria até fazendo piadas e não teve os movimentos comprometidos.

Recentemente, Sharon liderou a mais dramática virada política da história recente de Israel, realizando a retirada de colonos da Faixa de Gaza e rompendo com o partido conservador Likud, que ajudou a fundar há mais de 30 anos. O premier disse que pretende perseguir a paz com os palestinos e tentará se reeleger nas eleições antecipadas para março.

O vice-primeiro-ministro e titular da pasta de Indústria e Comércio, Ehud Olmert, assumiu a chefia interina de governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]