Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
israel

Shimon Peres viaja aos EUA para receber medalha de honra das mãos de Obama

Durante sua visita aos Estados Unidos, Peres deve manter uma série de encontros com dirigentes políticos

O presidente israelense, Shimon Peres, viaja neste sábado (09), após concluir um período de descanso sabático, a Washington para receber uma medalha de honra da Casa Branca das mãos do presidente americano, Barack Obama.

O chefe do Estado judeu será condecorado com a Medalla Presidencial da Liberdade em cerimônia de gala em sua honra na Casa Branca oferecida pelo casal Obama.

Durante sua visita aos Estados Unidos, Peres deve manter uma série de encontros com dirigentes políticos. Um deles será com o secretário de Defesa, Leon Panetta, no Pentágono, segundo um comunicado do escritório do presidente israelense.

Peres também se reunirá com o chefe do Estado-Maior Conjunto, Martin Dempsey, e outros altos comandantes do Exército e do Departamento de Defesa americanos.

A medalha é a condecoração civil de maior destaque dos Estados Unidos àqueles que contribuíram de forma especial à segurança nacional ou ao interesse dos EUA, assim como à paz mundial e cultura.

A cerimônia ocorrerá na Casa Branca na próxima quarta-feira e terá a presença de 140 convidados de honra dos EUA e do Estado de Israel, assim como familiares do presidente Peres.

Na cerimônia, tanto Peres como Obama discursarão. Após o ato, o presidente americano convidará o convidado a um jantar especial e uma noite de festa.

Enquanto isso, Peres deve agradecer Obama dando documentos que testemunham o reconhecimento do então presidente americano, Harry Truman, do Estado de Israel, em 14 de maio de 1948.

Durante sua estadia na capital americana, Peres participará com a secretária de Estado, Hillary Clinton, de um painel público onde serão analisadas questões relacionadas com política externa, liderado pelo ex-embaixador dos EUA em Israel, Martin Indyk.

No encontro, Peres deve abordar a questão iraniana, as relações bilaterais entre Israel e EUA, assim como o processo de paz entre israelenses e palestinos e a situação global na região do Oriente Médio.

O presidente israelense concluirá sua visita com uma recepção organizada em sua honra pelo embaixador israelense nos EUA, Michael Oren. Também participarão da ocasião ministros, membros do Congresso e do Senado americano, assim como jornalistas e intelectuais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.