• Carregando...
Van com placa espanhola é verificada pela polícia local depois que o show de rock foi cancelado | ARIE KIEVIT/AFP
Van com placa espanhola é verificada pela polícia local depois que o show de rock foi cancelado| Foto: ARIE KIEVIT/AFP

A polícia holandesa deteve um homem de 22 anos na província de Brabant, ao sul do país, suspeito de envolvimento em uma ameaça terrorista que levou ao cancelamento de um show em Rotterdã na noite de desta quarta (23), após alerta da polícia espanhola.

O suspeito está sendo interrogado pela polícia. O primeiro homem detido foi o motorista espanhol de uma van com placa da Espanha que transportava cilindros de gás. Um agente de polícia o parou por sua "forma de conduzir" perto da casa de espetáculos Maassilo, na zona portuária de Rotterdã. 

O motorista, "que aparentava estar sob influência de álcool", é mecânico e tinha autorização para o transporte de cilindros de gás. As autoridades holandesas indicaram que a investigação determinará se existe uma relação entre a van e o alerta da polícia espanhola.

Agentes da polícia, munidos de coletes à prova de balas, se posicionaram perto da casa de shows, com capacidade para cerca de mil pessoas.  O local foi evacuado, dezenas de curiosos foram retirados e a unidade antiterrorista rastreava o local.  

O incidente ocorre menos de uma semana após os atentados em Barcelona e Cambrils, na Espanha, que deixou 15 mortos. Os atos foram reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico. 

Atentados

A Europa passa por uma onda de atentados terroristas nos últimos dois anos, muitos deles envolvendo atropelamentos por veículos comuns. Até o momento não houve nenhum em território holandês.  

Em julho, um homem conhecido pelas autoridades holandesas como alguém potencialmente radicalizado foi detido enquanto filmava o exterior do estádio Philips, em Eindhoven (sul), um dos maiores do país.  

A detenção ocorreu algumas semanas depois do atentado de Manchester, que deixou 22 mortos na saída de um show da estrela pop Ariana Grande.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]