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Série televisiva The Walking Dead foi usada pelos cientistas para monitorar a atividade cerebral dos espectadores | Divulgação
Série televisiva The Walking Dead foi usada pelos cientistas para monitorar a atividade cerebral dos espectadores| Foto: Divulgação

Interesse

O nível de interesse combinou com a resposta do público mais amplo, tanto no que diz respeito à série quanto aos anúncios, conforme medições feitas pelo Twitter e pela agência de avaliação de audiência Nielsen. É claro que concentrar-se em algo não revela, necessariamente, se você gosta ou não daquilo. Mas os experimentos com os anúncios do Super Bowl deram uma pista útil.

16 voluntários usaram sensores de eletroencefalograma para monitorar a atividade de várias partes do cérebro e foram submetidos à ressonância magnética. O resultado foi uma correlação forte no padrão de sinais, demonstrando que estavam todos focados, "comprometidos" com o que viram.

  • No Super Bowl foi observada forte relação entre a atividade cerebral e a publicidade

Executivos com instinto aguçado, como Don Draper, do seriado Mad Men, costumam fazer a diferença nas agências de publicidade. Mas no futuro, as empresas serão capazes de testar a reação do público a anúncios publicitários, músicas e filmes antes de serem lançados, monitorando os sinais cerebrais de um grupo escolhido enquanto assiste a um programa ou propaganda piloto.

É o que garantem os psicólogos, ao divulgar na última semana, os resultados de um conjunto incomum de experimentos sobre os chamados sinais neurais. Sua ideia é que ao escanear a atividade cerebral de alguns indivíduos que assistem a um comercial ou um programa de testes, isto permitirá prever como um público maior reagirá a eles. O mesmo método poderia ser aplicado para testar ideias políticas em grupos focais.

Experiência

Em artigo publicado na revista Nature Communications, uma equipe de cientistas chefiada por Jacek Dmochowski, da Universidade de Stanford, na Califórnia, pediu a voluntários com idades entre 19 e 32 anos para assistirem à TV enquanto seus sinais cerebrais eram gravados. Eles assistiram ao primeiro episódio, de 2010, da popular série de TV The Walking Dead e uma série de anúncios que foram ao ar durante o Super Bowl, a grande final do campeonato de futebol americano, em 2012 e 2013.

Resultado

‘Similaridade neural’se traduz em ‘gostar’do conteúdo na tevê

Os anúncios escandalosamente caros exibidos durante o Super Bowl costumam ser acompanhados por uma enxurrada de pesquisas para ver se foram um sucesso ou um fracasso de público. "No estudo sobre o Super Bowl, observamos um forte relacionamento entre a quantidade de conformidade neural na nossa amostra e a taxa de popularidade de um anúncio determinado", explicou Jacek Dmochowski. "Isso nos diz que, no geral, os estímulos que nós preferimos são vivenciados de forma similar no nosso cérebro, como no dos outros", afirmou. "Então, pelo menos nesse experimento, um alto nível de similaridade neural se traduz em ‘gostar’ do conteúdo. No entanto, são necessários mais estudos para compreender completamente o que acontece no nosso cérebro quando estamos positivamente comprometidos versus negativamente comprometidos", continuou. Após adequadamente sintonizada, a sinalização neural pode ser uma ferramenta útil para prever a resposta da audiência, disse Dmochowski.

Chip é capaz de aprender como cérebro humano

Cientistas apresentaram na última semana um chip do tamanho de um selo dos correios, que opera como um supercomputador que imita o funcionamento do cérebro humano. O chamado chip "neurossináptico" abre um leque de possibilidades na computação, de carros que se dirigem sozinhos a sistemas de inteligência artificial que podem ser instalados em celulares inteligentes, explicaram os criadores.

Foi preciso adotar um novo conceito de design em comparação com arquiteturas de computação prévias, avançando para um sistema chamado de "computação cognitiva". "Nós nos inspiramos no córtex cerebral para desenhar esse chip", afirmou Dharmendra Mohda, diretor científico da IBM. O novo chip, também chamado "TrueNorth", opera imitando o lado direito do cérebro, onde estão as funções que processam a informação percebida pelos sentidos.

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