• Carregando...
O robô Spot transmite uma mensagem gravada para lembrar as pessoas de manterem distância para evitar o contágio por coronavírus em parque de Singapura, 8 de maio
O robô Spot transmite uma mensagem gravada para lembrar as pessoas de manterem distância para evitar o contágio por coronavírus em parque de Singapura, 8 de maio| Foto: Roslan RAHMAN / AFP

A Singapura encontrou uma maneira diferente para garantir que os seus cidadãos respeitem as regras de distanciamento social para conter a propagação do novo coronavírus. O governo começou nesta sexta-feira (8) a usar um "cão-robô" para patrulhar um parque local e alertar os visitantes sobre as regras.

O robô preto e amarelo de quatro patas, chamado Spot, é produzido pela empresa Boston Dynamics, dos Estados Unidos. A partir desta sexta-feira, ele passará por duas semanas de testes no Parque Bishan-Ang Moh, em Singapura, fora dos horários de pico. Se tudo correr bem, as autoridades pretendem estender o projeto para outros horários e outros parques.

O cão-robô irá transmitir uma mensagem gravada aos visitantes do parque para lembrá-los de seguir as recomendações de segurança e manter o distanciamento. "Vamos manter Singapura saudável. Para a sua própria segurança e para os que estão ao seu redor, afaste-se pelo menos um metro, por favor. Obrigado", diz Spot, com uma voz suave em inglês.

Ele possui câmeras que irão escanear os arreadores para ajudar as autoridades a calcular o número de visitantes nos parques. O governo garantiu que as câmeras não serão capazes de reconhecer ou rastrear indivíduos específicos e que nenhum dado pessoal será coletado.

O governo de Singapura explicou em comunicado que o robô de quatro "patas" foi escolhido porque, diferentemente de robôs que se movem por rodas, o Spot funciona bem em terrenos diversos e pode navegar por obstáculos com eficiência, o que o torna ideal para a operação em parques públicos.

A máquina é equipada com sensores de segurança para detectar objetos e pessoas a até 1 metro e assim evitar colisões.

Por ser controlado remotamente, o robô também minimiza o contato físico entre os funcionários das equipes e os visitantes do parque, diminuindo o risco de exposição ao coronavírus.

O robô Spot já é conhecido há alguns anos por vídeos que o mostram subindo escadas ou correndo morro acima. Ele é normalmente usado para inspeções em locais de construção ou tarefas similares, segundo a Boston Dynamics. Mas também já foi usado em casos de segurança pública, para inspecionar pacotes perigosos, por exemplo.

Singapura, com 5,6 milhões de habitantes, registrou até o momento 21.707 casos de Covid-19 e 20 mortes, segundo a Universidade Johns Hopkins.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]