Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Síria já entregou cerca de 30% de suas armas químicas

Desmantelamento das armas foi colocado como condição para evitar uma intervenção dos Estados Unidos após ataque que matou 1,4 mil pessoas

A Síria já entregou cerca de um terço de suas armas químicas, incluindo o gás mostarda para destruição no exterior, informou nesta terça-feira (4) o organismo internacional de monitoramento dessas armas.

Segundo a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), com sede em Haia, o regime de Bashar al-Assad entregou seis carregamentos de agentes tóxicos declarados ao órgão como parte de um acordo entre os Estados Unidos e Rússia.

O desmantelamento das armas foi colocado como condição para evitar uma intervenção dos Estados Unidos na Síria, após um ataque químico perpetrado pelas tropas leais a Assad que matou cerca de 1,4 mil pessoas nos arredores de Damasco.

A guerra na Síria, que começou com um levante popular em março de 2011, já deixou ao menos 130 mil mortos, segundo dados da ONU.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.