Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra civil

Síria tem 5,5 milhões de crianças afetadas pela guerra

Relatório da Unicef salienta que mais de 10 mil crianças foram mortas no conflito sírio

O número de crianças sírias afetadas pela guerra civil no país dobrou no último ano, para pelo menos 5,5 milhões, mais da metade das crianças da Síria, com efeitos devastadores sobre a saúde, educação e o bem-estar psicológico de uma geração inteira afirmou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta terça-feira (11).

O conflito, que este mês entra no seu quarto ano, provocou intenso sofrimento em todos os segmentos da sociedade síria, mas o impacto sobre as crianças têm sido especialmente agudo, de acordo com relatório divulgado pelo órgão. Segundo a Unicef, a desnutrição e as doenças atrofiam o crescimento, a falta de oportunidades de aprendizagem tira dos trilhos a educação e o trauma sangrento da guerra deixa profundas cicatrizes psicológicas nas crianças. "Depois de três anos de conflito e turbulência, a Síria é agora um dos lugares mais perigosos do mundo para ser uma criança", disse a agência, assinalando que existe um sério risco de geração perdida.

No relatório, a Unicef salienta que mais de 10 mil crianças foram mortas no conflito sírio. Os traumas relativos à guerra deixaram 2 milhões de crianças com necessidade de apoio ou tratamento psicológico. Quase 3 milhões de crianças foram deslocadas dentro da Síria e 1,2 milhão de crianças abandonaram o país e agora vivem como refugiadas.

Quase metade das crianças em idade escolar da Síria - pelo menos 2,8 milhões - não consegue ter acesso à educação por causa da devastação e violência. Além da impossibilidade de estudar, muitas são forçadas a crescer rápido: uma em cada 10 crianças refugiadas está agora trabalhando, enquanto uma em cada cinco meninas sírias na Jordânia foi forçada a um casamento precoce.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.