• Carregando...
Segundo projeção da rede CNN, o senador Ted Cruz, do Texas, venceu a prévia republicana no Kansas. | MIKE THEILER/EFE
Segundo projeção da rede CNN, o senador Ted Cruz, do Texas, venceu a prévia republicana no Kansas.| Foto: MIKE THEILER/EFE

Em nova rodada de prévias neste sábado (5), o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton enfrentam um sistema de votação adverso ao tentarem expandir sua liderança na disputas partidárias pelas candidaturas a presidente dos EUA.

Segundo projeção da rede CNN, o senador Ted Cruz, do Texas, venceu a prévia republicana no Kansas. Até as 21h30 (horário de Brasília), com 97% das urnas apuradas no Estado, ele tinha 48%, seguido de Trump, com 23%. O senador Marco Rubio registrava 17% e o governador de Ohio, John Kasich, 11%.

A quinta vitória do ultraconservador Cruz, ligado ao movimento Tea Party, reforçará o discurso do pré-candidato de que ele é a única alternativa viável a Trump.

No Maine, com 5% dos votos apurados, Cruz liderava com 48%. Trump tinha 35%, Rubio 8,6% e Kasich 7,4%. As votações republicanas em Louisiana e Kentucky ainda não tinham sido concluídas.

As prévias democratas foram realizadas no Kansas, Louisiana e Nebraska -neste domingo (6), também ocorrerão no Maine.

SISTEMA CAUCUS

Exceto Louisiana, os demais Estados votam pelo sistema de caucus, em que os eleitores realizam assembleias na tentativa de convencer uns aos outros de qual é o melhor candidato. Esse modelo, até agora, não beneficiou nem Hillary nem Trump.

Além disso, essas prévias republicanas usam sistema de votação fechado, na qual apenas eleitores registrados no partido podem votar. Assim, independentes e democratas que, em todo o país, têm apoiado o bilionário, não terão o mesmo impacto nesses Estados.

Ao final das votações deste Supersábado, 155 delegados terão sido definidos, do total de 1.237 necessários para se conquistar a candidatura. Do lado democrata, estão em jogo 126 dos 2.382 necessários.

Na Superterça (dia 1°), Trump venceu 7 das 11 prévias republicanas com resultados vinculantes.

Antes das prévias de sábado, ele tinha 329 delegados, seguido por Cruz, do Texas, com 231, por Rubio, da Flórida, com 110, e Kasich, com 25. O médico aposentado Ben Carson desistiu da corrida. Ele tinha 8 delegados.

As votações simultâneas servirão como um teste da popularidade de Trump, submetido a ataques da cúpula do Partido Republicano, que teme a sua candidatura por conta do discurso insultante e xenófobo com o qual vem atraindo eleitores.

DEMOCRATAS

O senador Bernie Sanders, de Vermont, com quem Hillary disputa a candidatura, precisa de bons resultados na rodada deste sábado, assim como na do dia 15, quando Estados como a Flórida e Ohio irão às urnas.

Sanders está bem atrás na contagem de delegados -até sexta, o pré-candidato tinha 432 e a ex-secretária de Estado 1.066 delegados.

Três dos quatro Estados americanos que realizam votações democratas neste final de semana têm perfil favorável ao senador.

Com população majoritariamente branca, Kansas, Maine e Nebraska, prometem resultados que podem diminuir a diferença.

Em Louisiana, onde eleitores negros compõem cerca de metade do eleitorado do partido, Hillary é favorita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]