• Carregando...
trump
Bandeira da campanha de Trump é vista numa calçada, perto de um local de votação, na Filadélfia| Foto: Mark Makela/Getty Images/AFP

Hackers invadiram o site da campanha do presidente Donald Trump nesta terça-feira (27), a uma semana das eleições americanas, informaram autoridades. "Este site foi tomado", dizia a mensagem que em donaldjtrump.com, portal que costuma trazer detalhes sobre comícios e pedidos de arrecadação de fundos. "O mundo não aguenta mais as notícias falsas espalhadas diariamente pelo presidente Donald J Trump", prosseguia a mensagem, segundo a imprensa americana.

O porta-voz da campanha de Trump, Tim Murtaugh, disse que o site foi reparado rapidamente e nenhum dado sensível ficou comprometido. "O site da campanha de Trump foi alterado e estamos trabalhando com autoridades da lei para investigar a origem do ataque", disse.

O site especializado em tecnologia Techcrunch reportou que a invasão parece ter sido uma fraude com intenção de coletar a criptomoeda Monero, difícil de rastrear.

Em sua mensagem, os hackers alegavam ter informação confidencial sobre Trump e sua família. Eles instruíram as pessoas a enviarem as criptomoedas para um endereço se quisessem que a informação fosse revelada e para um outro, caso quisessem que permanecesse em sigilo.

Eleições

Embora a invasão pareça ser parte de um esquema comum de roubo de criptomoedas, o incidente ganhou urgência adicional graças à proximidade das eleições americanas. Especialistas em segurança digital disseram que o incidente pode ter sido causado por um ataque de "phishing".

As agências de inteligência dos Estados Unidos têm monitorado de perto grupos de hackers, incluindo equipes apoiadas pelo Irã e pela Rússia, que tentaram invadir sistemas relacionados às eleições e estiveram envolvidos em operações de influência nas últimas semanas.

Há alguns dias, John Ratcliffe, diretor de inteligência nacional afirmou que hackers disfarçados como membros do grupo Proud Boys enviaram e-mails ameaçadores a eleitores democratas na Flórida.

Na semana passada, Trump disse em um comício de campanha em Tucson, Arizona: "ninguém é hackeado. Para ser hackeado, você precisa de alguém com QI de 197 e ele precisa de cerca de 15% da sua senha", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]