• Carregando...

Naquela que seria a a última gravação de Osama bin Laden, o líder terrorista afirmou que os EUA não viverão em segurança en­­quanto os palestinos não tiverem segurança. "É injusto que vocês vivam em paz enquanto nossos irmãos em Gaza vivem em insegurança’’, diz mensagem colocada em um site jihadista.

A mensagem teria sido retirada da última gravação de áudio feita pelo saudita. Nela, o líder da Al-Qaeda afirma que tentou en­­viar uma "mensagem’’ aos EUA por meio do nigeriano Umar Fa­­rouk Abdulmutallab. Treinado no Iêmen, ele tentou explodir um avião que voava de Amsterdã para Detroit no Natal de 2009.

"Se fosse possível enviar mensagens a vocês por meio de palavras, não precisaríamos usar aviões’’, diz o terrorista.

Em vingança pela morte de Bin Laden, a Al Qaeda prometeu no­­vos ataques aos EUA e seus aliados.

No sábado, os EUA publicaram cinco vídeos do líder da Al Qaeda. Ontem, o Pentágono divulgou cinco vídeos de Bin Laden que diz ter apreendido em seu esconderijo no Paquistão, mas suprimiu seu áudio, para não dar vazão à propaganda terrorista. Um deles, diz a Casa Branca, continha ameaça aos EUA.

Material apreendido

O conselheiro de Segurança Na­­cional da Casa Branca, Tom Do­­nilon, afirmou que o material apreendido no complexo onde Bin Laden foi morto representa o maior volume de documentos de inteligência já reunido por um único terrorista.

Segundo Donilon, a Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) acredita que a quantidade de documentos poderá ser do tamanho de uma pequena biblioteca de faculdade.

O conselheiro afirmou que os EUA não podem considerar que a Al-Qaeda esteja estrategicamente derrotada. Ele declarou, no entanto, que o país alcançou um marco importante na luta para derrotar a organização terrorista.

Donilon afirmou que o egípcio Ayman al-Zawahri, um possível sucessor na Al-Qaeda, não é nem de longe o líder que Bin Laden era, mas que a ameaça continua.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]