• Carregando...

A agência da ONU especializada na assistência aos refugiados palestinos disse nesta quarta-feira que o impacto humanitário da crise política na Cisjordânia e na Faixa de Gaza em 2006 é o mais grave para os palestinos em pelo menos seis anos.

A comissária-geral da agência da ONU (UNRWA, na sigla em inglês), Karen Koning AbuZayd, disse que a situação é pior que durante a Intifada, o levante palestino, durante o qual a economia palestina sofreu forte depressão.

- Dos seis anos em que estive aqui, mesmo com os cinco anos de Intifada, isto é o pior que vi na Cisjordânia e em Gaza - disse AbuZayd em Amã.

A UNRWA ampliou sua assistência a um número maior de funcionários públicos palestinos que não estão recebendo seus salários, por causa da suspensão da ajuda financeira dos doadores internacionais para a Autoridade Nacional Palestina, desde que o grupo extremista Hamas assumiu o poder em março, após ser eleito por voto direto.

Os países ocidentais suspenderam a ajuda em protesto contra o fato de o Hamas se recusar a aceitar o direito de Israel de existir, de se negar a renunciar à violência e de não se submeter às decisões dos acordos de paz já existentes.

Um estudo recente da ONU, divulgado este mês, mostrou que o boicote deixou a economia palestina à beira de um colapso, e advertiu que ela pode encolher até chegar ao mesmo nível de 15 anos atrás, com um desemprego de mais de 50%.

Segundo estimativas do Banco Mundial, 70% dos palestinos da Cisjordânia e de Gaza vivem abaixo da linha da pobreza.

AbuZayd afirmou que a distribuição de alimentos ainda está sendo retardada pelo fechamento da principal passagem comercial de Gaza por Israel, dentro da ofensiva lançada em represália à captura de um soldado israelense em junho por radicais palestinos.

- As condições de vida em Gaza já estavam em forte queda bem antes da captura do soldado israelense(...) Desde então a situação piorou drasticamente - disse ela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]