• Carregando...
Mulher chora a morte do filho, uma das dezenas de vítimas do tumulto | Stringer/Reuters
Mulher chora a morte do filho, uma das dezenas de vítimas do tumulto| Foto: Stringer/Reuters

Veja que tragédia foi originada por queda de uma barreira

  • Voluntários carregam corpo de uma pessoa ferida no tumulto em uma festa religiosa na Índia

Pelo menos 168 pessoas morreram e cem ficaram feridas nesta terça-feira (30) num tumulto em um templo hindu no Estado indiano de Rajastão, no oeste do país. O incidente ocorreu no templo Chamunda, na fortaleza Mehrangarh, na cidade histórica de Jodhpur. Mais de 12 mil pessoas concentravam-se no local para o início de um importante festival hindu.

A tragédia foi originada aparentemente quando houve rumores de uma bomba em meio à multidão, relatou Ramesh Vyas, um peregrino que estava no local. A Índia sofreu uma série de ataques recentes com bombas, o mais recente na noite de segunda-feira, nas cidades de Malegaon e Modasa, no oeste do país. Os ataques em Malegaon e Modasa deixaram seis mortos e 45 feridos.

Quando o alarme falso de bomba levou ao tumulto, os peregrinos subiam em massa uma rampa que dá acesso ao santuário. No momento, ocorreu um breve blecaute e começou o tumulto, com milhares de pessoas correndo de volta.

A televisão exibiu imagens de dezenas de cadáveres em uma calçada. Também havia pessoas tentando reanimar com tapas na cara e massagens no peito os peregrinos inconscientes. Outros ainda arrastavam as vítimas. Uma criança chorava ao lado do corpo de uma mulher e gritava "mãe, mãe".

"Várias pessoas caíram no piso, que estava escorregadio porque milhares de peregrinos abriram cocos para dá-los como oferenda no templo", disse Vyas. Os feridos foram levados para seis hospitais em Jodhpur, que fica 290 quilômetros a sudoeste de Jaipur, capital estadual do Rajastão.

Milhares de pessoas haviam se concentrado no templo ao amanhecer desta terça-feira, para participar do começo do Navratri, um festival de nove dias dedicado à Deusa Mãe.

A fortaleza de Mehrangarh é uma das principais atrações turísticas da região por seus muros altos, interiores ornamentados e a vista das paisagens da "cidade azul", como também é conhecida Jodhpur.

Os tumultos com resultados fatídicos são relativamente comuns na Índia, onde se congregam multidões - em muitas ocasiões, centenas de milhares de pessoas - em lugares reduzidos. Além disso, faltam mecanismos para controlar essas multidões, em caso de acidentes ou tumultos.

Em agosto, morreram 145 pessoas durante uma debandada em um templo no alto de uma colina, no norte da Índia. O motivo da correria foi um rumor sobre uma possível avalanche. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]