• Carregando...

Um conselho do governo chinês anunciou, na sexta-feira (9), planos para reformular o cronograma de feriados do país a fim de voltar a destacar as festividades tradicionais em detrimento da celebração do Primeiro de Maio Marxista.

O novo calendário tem como objetivo solucionar a terrível sobrecarga dos sistemas de transporteaéreo, ferroviário e rodoviário da China, que dura por quase uma semana nos períodos de Ano Novo Chinês, primeira semana de maio e primeira semana de outubro, quando praticamente o país inteiro entra em férias.

Funcionários públicos, operários e executivos aproveitam a época de feriados nacionais para tentar visitar parentes em cidades distantes ou pontos turísticos, muitas vezes provocando pane total no sistema de transporte.

Os planos do conselho foram publicados na internet na sexta-feira, permanecendo abertos a comentários da sociedade e, em tese, ainda podendo ser modificados. No entanto, segundo reportagem da agência de notícias Xinhua, o plano já está pronto para ser implementado no início do ano que vem, previsão que sugere que todos os órgãos do governo pertinentes já chegaram a um consenso com poucas chances de ser alterado.

CortesO projeto determina que o feriado de 1º de maio seja cortado de três para um dia útil. Ao mesmo tempo, cada uma das três tradicionais festividades chinesas será transformada em feriado público de um dia.

Os novos feriados são Tomb-Sweeping Day (festa de purificação e limpeza de sepulturas em homenagem aos antepassados), em abril, o Festival Dragon Boat (com competições de barcos), em junho, e o Festival de Outono, em setembro. A data exata de cada festa varia no calendário ocidental porque é calculada de acordo com o calendário lunar.

O Ano Novo Chinês, que normalmente cai no final de janeiro ou início de fevereiro, e o Feriado Nacional da China, que cai em 1º de outubro, terão, cada um, três dias de feriados nacionais. Esses feriados, em geral, prolongam-se até sete dias devido ao hábito de reorganizar os finais de semana: se os feriados nacionais caem na segunda, na terça e na quarta, por exemplo, então a quinta e a sexta quase sempre também passam a ser feriados, mas o sábado e o domingo seguintes se transformam em dias úteis.

Pelo novo calendário, o primeiro dia do feriado de Ano Novo Chinês também será recalculado para que caia um dia antes.

Tudo fechadoJames Thompson, presidente da Crown Worldwide Holdings, importante empresa asiática especializada em mudanças e sediada em Hong Kong, afirmou que a atual prática de manter feriados que duram quase a semana inteira representa sérios problemas para o setor de logística.

"Na verdade, precisamos avisar os escritórios de outros países para que evitem fazer embarques para a China durante esse período", disse ele. "Fica tudo fechado."

Mao Tsé-Tung tentou excluir diversas celebrações tradicionais chinesas, mas a popularidade dessas festividades ressurgiu à medida que a ideologia comunista foi perdendo grande parte de sua influência na sociedade contemporânea chinesa. O Partido Comunista tentou repetidas vezes fortalecer sua posição nos últimos anos com apelos nacionalistas para que as pessoas se orgulhassem da história e da cultura de 5.000 anos da China.

Em diversas regiões rurais da China hoje, as sepulturas voltam a ser decoradas com flores e outros ornamentos no Tomb-Sweeping Day, apesar de o Partido Comunista ainda proibir os sepultamentos, privilegiando as cremações. A proibição dos enterros tem como objetivo preservar a terra e evitar o ressurgimento de funerais ostentosos que às vezes levavam à falência até as famílias mais ricas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]