• Carregando...
O jornalista é o autor de “A Noite”, em que conta sua vida no campo de concentração de Auschwitz | BERTRAND LANGLOIS/AFP
O jornalista é o autor de “A Noite”, em que conta sua vida no campo de concentração de Auschwitz| Foto: BERTRAND LANGLOIS/AFP

Morreu neste sábado (2) aos 87 anos o sobrevivente do Holocausto e ganhador do Prêmio Nobel da Paz Elie Wiesel. O jornalista é o autor de “A Noite”, em que conta sua vida no campo de concentração de Auschwitz.

Nascido em 30 de setembro de 1928 em Sighetu, na Romênia, sua família foi enviada a um gueto em 1940 quando os soldados da Hungria invadiram sua cidade natal e separaram toda a comunidade judaica.

Quatro anos depois, a Hungria fez um acordo com os nazistas e o enviou a Auschwitz. Foi no local que seu pai morreu em janeiro de 1945, devido à tortura. Ele também perdeu sua mãe a sua irmã durante o Holocausto.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Wiesel estudou em Sorbonne, na França, onde começou sua carreira jornalística. Em 1949 fez sua primeira visita ao recém-criado Estado de Israel.

Em 1986, recebeu o Prêmio Nobel da Paz devido a seu ativismo pelo fim da violência e pelos direitos dos judeus. Ele esteve no Brasil diversas vezes, a última em 2001, quando foi condecorado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Wiesel morava atualmente nos Estados Unidos.

“Farol luminoso”

“O Estado de Israel e o povo judeu estão de luto pela morte de Elie Wiesel”, disse o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, em um comunicado. “Na escuridão do Holocausto, no qual seis milhões dos nossos irmãos e irmãs faleceram, Elie Wiesel, foi um farol luminoso e um exemplo de humanidade que acreditava no bem dos homens”, afirmou o primeiro-ministro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]