• Carregando...

O governante partido social-democrata SPO venceu neste domingo (29) as eleições gerais na Áustria, apesar de ter perdido votos em relação a pleitos anteriores, assim como seu parceiro de coalizão, o democrata-cristão OVP, que ficou em segundo, na frente dos ultranacionalistas do FPO, que ganharam força, segundo indicam as primeiras projeções.

O partido do chanceler federal, Werner Faymann, alcançou 26,4% dos votos, 2,9 pontos percentuais a menos que em 2008, enquanto os conservadores do ministro das Relações Exteriores, Michael Spindelegger, conseguiram 23,8%, 2,2 pontos a menos que antes.

No entanto, o grande vencedor do pleito é o FPO, liderado por Heinz-Christian Strache, que conseguiu subir 4,8 pontos, até 22,4%, segundo os dados emitidos pela emissora pública "ORF" após o fechamento das urnas.

Atrás destes três partidos se encontram os ecologistas Verdes, que sobem ligeiramente até 11,2%, na frente do populista Team Stronach, fundado há apenas um ano por um milionário austro-canadense, que entra no Parlamento de Viena com 6%.

Outro novato nas eleições, o partido liberal NEONS, apoiado por um empresário da construção, também conseguiu entrar no Parlamento com 4,7% dos votos.

Fora da câmara fica o partido liberal populista BZO, fundado pelo falecido líder ultranacionalista Jörg Haider, que conseguiu 3,7% dos sufrágios, abaixo do patamar mínimo necessário de 4%.

Desta forma, os até agora governantes SPO e OVP parecem manter sua maioria absoluta no Parlamento, com 96 dos 183 deputados, segundo os dados da "ORF".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]