• Carregando...
A socialista Ségolène Royal cumprimenta eleitora em La Rochelle | Xavier Leoty/AFP
A socialista Ségolène Royal cumprimenta eleitora em La Rochelle| Foto: Xavier Leoty/AFP

Pela quarta vez em dois meses, os franceses são convocados às urnas neste domingo para o segundo turno das eleições legislativas, nas quais decidirão se darão maioria parlamentar ao presidente socialista François Hollande.

Após uma breve semana de campanha, os eleitores de 541 circunscrições decidirão se confirmam as tendências do primeiro turno de domingo passado, vencido pela esquerda. Nessa ocasião, que registrou uma taxa recorde de abstenção (42,7%), foram eleitos apenas 36 dos 577 deputados franceses.

Os socialistas e seus aliados obtiveram 46,7%, sendo 34,4% para o Partido Socialista, 5,4% para o Europa Ecologia-Verdes (EELV) e 6,9% para Frente de Esquerda (esquerda radical, cujo principal componente é o Partido Comunista).

Com 34,1%, a direita liderada pela UMP (União por um Movimento Popular) conseguiu limitar as perdas, quase inevitáveis após a derrota de Nicolas Sarkozy nas eleições presidenciais de maio, mas se vê confrontada pelo bom resultado da Frente Nacional (extrema direita), que obteve 13,6%.

A UMP optou por responder à pressão da ultradireita, abandonando o princípio de "frente republicana" que prevalecia na França e que consistia em retirar seus candidatos em benefício do adversário mais bem posicionado para derrotar a esquerda, e optou por uma estratégia de "nem Frente Nacional, nem esquerda".

A menos que ocorra uma surpresa de último momento, a assembleia terá uma maioria de esquerda, o que evitará uma "coabitação" entre Hollande e um governo de direita. A incerteza sobre as eleições deste domingo persiste apenas em relação à amplitude dessa maioria. Se o Partido Socialista atingir a maioria absoluta sem necessidade de alianças, o chefe de Estado terá total liberdade de movimento para aplicar seu programa de governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]