• Carregando...
Ataque foi realizado em uma incursão armada perto de uma base militar na província de Kandahar | REUTERS/ Ahmad Nadeem
Ataque foi realizado em uma incursão armada perto de uma base militar na província de Kandahar| Foto: REUTERS/ Ahmad Nadeem

Obama se diz "profundamente preocupado" com massacre no Afeganistão

O presidente Barack Obama e funcionários de alto escalão dos Estados Unidos estão "profundamente preocupados" com o massacre cometido por um soldado americano no Afeganistão que deixou 16 mortos, disse uma fonte da Casa Branca neste domingo

Leia matéria completa

Um soldado americano matou neste domingo 16 civis e feriu cinco durante uma incursão armada realizada de madrugada perto de uma base militar na província de Kandahar, no sul do Afeganistão, em um fato que está sendo investigado pela Otan.

Um membro do conselho administrativo local, Agha Lalay, informou à Agência Efe que entre as vítimas há mulheres e crianças, e que o militar americano abriu fogo contra as pessoas após deixar sua base, localizada no distrito de Panjwai, por razões desconhecidas.

A Força Internacional de Assistência para Segurança (Isaf, missão militar da Otan no Afeganistão) divulgou no começo da manhã um comunicado no qual lamentou "um incidente que causou vítimas afegãs" e expressou suas condolência às famílias dos envolvidos.

A nota informou que o autor do "incidente" havia sido detido, mas não revelou o número de vítimas causadas por sua ação. O texto também não indicou o motivo que o teria levado a cometer o massacre, sobre o qual a Isaf anunciou que abrirá uma "investigação".

Segundo fontes militares disseram posteriormente, o soldado foi vítima de uma crise nervosa.

O porta-voz da Isaf em Cabul, Justin Brockhoff, confirmou à Efe a detenção do militar, e declarou que "segundo os relatórios preliminares não houve mortos, apenas feridos".

Por outro lado, em declarações à agência local "AIP", um porta-voz do movimento talibã, Qari Muhammad Yousaf Ahmadi, afirmava que 45 civis haviam morrido no incidente e que não havia se tratado de uma ação individual.

"Não foi obra de um soldado só, mas de vários que entraram nas casas para matar as pessoas", disse o porta-voz insurgente, que garantiu que em apenas um povoado tinham morrido 11 membros da mesma família.

No entanto, é comum o movimento talibã superestimar os incidentes armados entre a população local e as tropas internacionais.

Berço do movimento talibã na década de 1990, Kandahar é um dos principais redutos dos insurgentes, que contam com a simpatia popular na província e a transformaram em palco frequente de operações armadas.

Em declarações dadas ao canal de televisão local "Tolo", o porta-voz do Ministério de Interior afegão Sediq Sediqi fez um apelo à calma, e pediu à população de Kandahar que permaneça tranquila até que "o incidente seja esclarecido".

O massacre ocorreu em meio a um forte clima antiamericano no Afeganistão registrado após a queima do Corão por soldados dos Estados Unidos no final de fevereiro na base de Bagram, próxima a Cabul e a principal da Otan em solo afegão.

Cerca de 30 pessoas morreram na repressão das manifestações de protesto convocadas em diversos pontos do Afeganistão contra a profanação, que o comando americano lamentou e atribuiu a "um equívoco".

Um total de 130 mil soldados estrangeiros permanecem no Afeganistão após o começo da retirada gradual do contingente da Otan desdobrado no país, de acordo com um calendário que está previsto que termine em 2014.

O processo coincide com uma dos períodos mais sangrentos do conflito iniciado há mais de uma década.

Além disso, abre incógnitas sobre o futuro do Afeganistão diante do fracasso das tentativas de iniciar um processo de negociação entre o governo do presidente Hamid Karzai e o movimento talibã, para garantir a paz no país.

Investigação

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, telefonou neste domingo para o presidente afegão, Hamid Karzai, e assegurou que há uma "investigação completa em andamento" sobre o massacre de 16 civis no Afeganistão supostamente realizado por um soldado americano.

"Um suspeito está em custódia, e dei ao presidente Karzai a garantia de que levaremos os responsáveis perante a justiça", disse Panetta em um comunicado, no qual disse estar "comovido e entristecido de que um membro do serviço americano... claramente atuando fora da rede de comando" esteja vinculado ao incidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]